Gratuito

Inscrições abertas para evento sobre teatro de animação

04 Março 2019 18:38:00

Encontro internacional ocorre de 15 a 20 de maio na Udesc em Florianópolis

Foto: Divulgação

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas, até dia 15 de março, para o '3º Pro-Vocação - Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação'. Com o tema "Encenação e diversidade de processos de criação teatral no Teatro de Animação contemporâneo", o evento ocorre gratuitamente de 15 a 20 de maio em Florianópolis.

::: Para se inscrever, clique aqui.

A programação com conferências, aulas práticas, mesas-redondas, apresentações de espetáculos e de trabalhos acadêmicos também já está disponível. Estão confirmados palestrantes e ministrantes de aulas práticas de 14 países, além do Brasil (Argentina, Bulgária, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, Reino Unido, Rússia, Polônia, Romênia e Senegal).

Sobre o evento

O encontro surgiu como iniciativa da Comissão de Formação Profissional da Unima - Union International de la Marionnette (organização mundial reconhecida pela Unesco), em parceria com diversos artistas-pesquisadores e universidades distribuídas em todo o mundo, como um evento de pesquisa e compartilhamento sobre a arte da animação, suas especificidades no contexto contemporâneo e reflexão sobre suas pedagogias e filosofias de formação.

Depois de ter discutido em 2015 na França a definição de Teatro de Animação, e, em 2017 na Romênia a pedagogia e as ligações entre teatro tradicional e contemporâneo (com a participação de representantes de mais de 10 países), o terceiro encontro, que se realizará em maio de 2019, é organizado pela Udesc (por meio do programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense) em parceria com a Comissão de Formação Profissional da Unima, em colaboração com outras universidades brasileiras.

O evento contará com a participação de acadêmicos, pesquisadores e artistas profissionais que irão refletir sobre as questões a seguir:

Como definir o diretor? Será que suas funções diferem de acordo com o processo criativo e não são definitivas? 

Como ensinar a encenação? Que encenação? Para qual teatro?

Como poderia ser uma pedagogia adaptada a um Teatro de Animação em constante movimento? É necessário saber que hoje o conceito de "boneco" nasce de uma profusão de formas contemporâneas, produzidas com uma inventividade transbordante: nesta perspectiva de evolução permanente, como se aproximar da encenação para poder ensiná-lo?

O encontro conta com apoio do Sesc-SC, Ministério da Cultura da França, Prefeitura de Ardennes, Comuna de Charleville-Mézières e Região Administrativa Grand Este (Alsace-Champagne-Ardenne-Lorraine). Conta, ainda, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Arte: Divulgação/


Mais informações no site do evento (clique aqui) ou pelo e-mail: provocation2019@gmail.com.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br