evento

IMA entrega o 11° Prêmio de Jornalismo Ambiental

05 Dezembro 2018 16:43:00

Reconhecimento busca valorizar a atuação dos veículos de comunicação em relação ao meio ambiente

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) premiou, nesta terça-feira (04), os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental. A iniciativa tem o patrocínio da Engie Brasil Energia.

O presidente do IMA, André Adriano Dick, reforçou a qualidade das matérias inscritas e a importância do trabalho dos jornalistas catarinenses. "Essa noite é para vocês, que fazem muito pelo jornalismo e pelo meio ambiente de Santa Catarina. Este prêmio é uma forma de agradecimento ao trabalho que vocês fazem dia a dia, levando à sociedade a importância da conscientização ambiental", comentou Dick.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, agradeceu a dedicação dos jornalistas e lembrou a relevância do Prêmio. "Esse é um dos maiores prêmios de jornalismo do Brasil. É um orgulho poder dizer que ele é Catarinense", comentou Arnon.

Já o Gerente de Meio Ambiente da Engie Brasil Energia, José Lourival Magri, reforçou a parceria com o IMA na realização desse evento. "Somos parceiros do Prêmio IMA desde a primeira edição porque acreditamos que o jornalismo faz a diferença nas causas ambientais", reforçou.

Além dos vencedores regionais, foram premiados os vencedores estatuais em cinco categorias: mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo. O segundo lugar estadual em cada categoria recebe R$3.000,00 e o primeiro lugar estadual em cada categoria recebe R$7.000,00.

O Prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.

Prêmio IMA

Assim como a instituição que, desde dezembro de 2017, passou a ser Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em substituição à Fatma - Fundação do Meio Ambiente - o prêmio também ganha novo nome e identidade visual, porém mantém o conceito, reconhecer e premiar os trabalhos jornalísticos que destacam a valorização do meio ambiente, especialmente, por meio da educação ambiental.

Ao longo de 10 anos, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental se consolidou como um dos mais importantes concursos do segmento. A partir da 11ª edição, agora como Prêmio IMA, busca crescer mais ainda no intuito de valorizar a atuação dos veículos de comunicação que, por meio de reportagens e notícias, divulgam e difundem as atividades e iniciativas que são fundamentais para a conscientização e preservação dos recursos naturais.

Vencedores Estaduais

Mídia Impressa

2º Lugar Estadual

Andrielli Aparecida Guimarães Zambonin, do Jornal Extra. "Insetos, a Classe Dominante do Reino Animal".

1º Lugar Estadual

Carol Macário, Diórgenes Pandini e Ben Ami Scopinho, do Diário Catarinense. "A Grandeza do Açaí Catarinense".

Internet

2º Lugar estadual

Marciano Bortolin, do Portal ND Sul. "Treviso Encontra no Turismo Sustentável a Diversificação da Economia e a Conscientização Ambiental".

1º Lugar Estadual

Michael Gonçalves, Rodrigo Lima, Beatriz Carrasco, Daniel Queiroz e Diego Deyvison, do Jornal Notícias do Dia. "Árvores Centenárias".

Radiojornalismo

2º Lugar Estadual

Marcos Meller, da Rádio Peperi. "Campo Saudável".

1º Lugar Estadual

Marcelo Santos, da Rádio Catarinense FM. " O Planeta Acende o Alerta Para o Lado Negro das Lâmpadas".

Telejornalismo

2º Lugar Estadual

Eduardo Cristófoli, Andressa Peixer, Jean Mazzonetto, Paulo Sérgio Jr, Fernando Carmo e Adriana Krauss , da NSC TV Blumenau. "Spitzkopf".

1º Lugar Estadual

Carine Silva, Fabiano Souza, Fernando Carmo, José Carlos Araújo, Leandro Carbone, Marcos Schmitt, Mayara Vieira, Rudinei Pires e Talita Rosa, da NSC TV Florianópolis . "Série Tirando a Limpo: NSC Notícias Testa o Projeto de Despoluição da Beira Mar".

Fotojornalismo

2º Lugar Estadual

Guilherme Hahn, do Jornal A Tribuna, De Criciúma. "O Rio Criciúma Ainda Respira".

1º Lugar Estadual

Felipe Carneiro, do Diário Catarinense.  "Santa Catarina Lidera Ocorrência de Animais Marinhos".



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br