Moda

Idosos de asilo em Araranguá são modelos para calendário

20 Março 2019 15:37:00

Objetivo do projeto é contribuir com a autoestima e a melhora da qualidade de vida dos idosos da instituição

Foto do calendário de moda produzido por alunos do IFSC/Crédito: Flávia de Sá

Na última segunda-feira (18), as estudantes do curso Técnico em Produção de Moda, do Câmpus Araranguá, estiveram no Lar de Idosos São Vicente de Paulo para a entrega do resultado de um projeto. Um calendário de fotos, tendo os idosos como modelos, com o objetivo de contribuir com o crescimento da autoestima e a melhora da qualidade de vida dos idosos da instituição.

O calendário foi realizado sob orientação das professoras Aline Pereira de Oliveira, Graziela Kauling e Anamélia Fontoura Valentin. Durante o segundo semestre de 2018, as alunas do curso conversaram com os idosos para conhecer suas histórias e suas rotinas, desenvolveram a concepção do calendário e fizeram todo o trabalho de produção, escolhendo os looks, acessórios, objetos de cena, além de auxiliarem na maquiagem e na produção das fotografias. Os idosos foram maquiados pela maquiadora Thaís Barbosa e clicados pela fotógrafa Flávia de Sá, que atuaram de forma voluntária no projeto.

"Gostei muito do resultado final do projeto, foi muito gratificante. Nunca tinha participado de um projeto social como este, tive um enriquecimento pessoal e também profissional. Foi uma experiência única proporcionada pelo IFSC", diz a aluna Caroline Damin, 18 anos.

Inclusão e autoestima

A entrega dos calendários foi acompanhada de uma exposição de todas as fotos produzidas para o projeto. "Foi uma experiência excelente. O IFSC sempre está nos apoiando. Aqui foi montado o painel de aquecimento de água com energia solar. Com este projeto, que nos brindaram com os calendários fabulosos, conseguiram transformar nossos idosos em verdadeiros artistas", afirma o presidente da instituição, Edoir Mota.

Para cada mês, o calendário traz um tema diferente, mostrando os idosos do Lar São Vicente de Paulo realizando atividades diversas. As imagens ressaltam a importância de hábitos como alimentação saudável, prática de esportes, cuidados pessoais, cultivo de plantas e de amizades.

De acordo com a professora do IFSC Aline Pereira de Oliveira, o objetivo do projeto é demonstrar que a terceira idade também combina com qualidade de vida e ressaltar o papel social da moda. "A moda é vista como algo para pessoas jovens, magras, que têm dinheiro, mas não é isso que pensamos da moda. Por isso pensamos em um tema que envolvesse a questão social, demonstrando que na terceira idade é possível ter qualidade de vida", explica a professora.

O trabalho foi feito na disciplina de Projeto de Integrador, onde as alunas que estão concluindo o curso desenvolvem um projeto reunindo os conhecimentos do curso e aplicando-os na prática. O objetivo é aproximar os estudantes do mundo do trabalho e dar significado ao processo de ensino e aprendizagem.

Imagens




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br