Cultura

Exposição exibe imagens de antigo porto de Joinville

15 Fevereiro 2019 14:23:00

Com entrada gratuita, mostra segue até o final do mês de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Foto: Divulgação
Porto de Joinville, nas proximidades do Mercado Público

Uma importante parte da história da cidade está em destaque na exposição "Porto de Joinville: Memórias às Margens do Cachoeira", no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ). A exibição segue até o final do mês de maio. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650 - Saguaçu.

A mostra reproduz fotografias e cartões postais pertencentes ao acervo do Arquivo e que mostram cenas do dia a dia do antigo Porto - que funcionava nas imediações do Mercado Público Municipal - a paisagem, o comércio, os trabalhadores do local que foi o único elo da então Colônia Dona Francisca com São Francisco do Sul, e principal ponto de chegada e escoamento de mercadorias.

As imagens são datadas do período de 1866 até o início da década de 1970, quando o Porto de Joinville efetivamente encerrou suas atividades.

De acordo com o historiador Dilney Cunha, coordenador do Arquivo Histórico de Joinville, a exposição tem o intuito de mostrar à comunidade a importância do rio Cachoeira para a história da cidade. "O Arquivo Histórico é vizinho do rio Cachoeira e queremos contar essa parte da história dele, desconhecida para muitas pessoas. A exposição também é uma forma de refletirmos sobre a importância da sua preservação ambiental", completa.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br