Governança Municipal 4.0

Um novo Largo da Alfândega é entregue ao público neste sábado

Obra de revitalização do centenário ponto turístico de Florianópolis foi executada pela Concrejato

Foto: Divulgação
A revitalização teve início em outubro de 2018 e contemplou área de 13.865 m². A cerimônia de inauguração será realizada às 11h pela Prefeitura e Secretaria municipal de Infraestrutura

A Capital catarinense ganha mais um espaço de lazer e de eventos. Neste sábado, dia 8, acontece a cerimônia de inauguração do Largo da Alfândega, centenário ponto turístico localizado no centro de Florianópolis. A obra de revitalização  foi executada pela Concrejato, líder no mercado de recuperação de estruturas e de restauro de patrimônios.

 Um dos pontos altos da revitalização foi a instalação de uma estrutura metálica revestida com placas perfuradas que se remetem aos tipos de rendas de bilro, famosas no artesanato regional e que funcionarão como um sombreiro.

As obras tiveram início em outubro de 2018 e contemplaram uma área de 13.865 m², incluindo o entorno do Largo da Alfândega. Foram feitos um novo sistema de drenagem e reforço das bases para reassentamento dos paralelepípedos, troca do calçamento de blocos de concreto intertravados por um piso de concreto armado revestido com placas de granito, decks de madeira, novas instalações elétricas e um sistema de iluminação novo, paisagismo e mobiliário urbano. 
Lanchonetes e cafés
O projeto contou com a construção de dois novos módulos comerciais com 10 toneladas de aço que vão abrigar duas lanchonetes, cafeteria, novos sanitários, centro de atendimento para turistas, posto policial, floricultura, bicicletário, além de um espaço para produção de artesanato indígena e cerâmica. Com a modernização, o local passa a contar também com novos sistemas hidráulico e elétrico.
Toque açoriano
De acordo com Fernanda Lapo, arquiteta da Concrejato, outras 21 toneladas de aço foram utilizadas para a estrutura metálica do espaço externo coberto, cujo teto ondulado faz referência à tradicional renda de bilro açoriana. Para a arquiteta, esse foi um dos desafios da obra e o resultado é muito positivo. 

"Toda a parte da cobertura de inox foi cortada a laser para o teto ser sustentado por dez pilares metálicos, cada pilar com três tubos. A estrutura de renda foi a parte mais complexa e também a mais importante da obra. O teto ondulado é belíssimo e causa impacto visual em cada um que visita o espaço", conta Fernanda Lapo. 

Além disso, três dos cinco espelhos d'água revitalizados que simbolizam o reencontro do mar com a Alfândega vão de encontro a um muro submerso, localizado no decorrer das obras e catalogado por arqueólogos. Outros destaques ficam por conta dos 1.600 m² de decks de madeira e dos 144 m² dos bancos de concreto rodeados por árvores e iluminados por lâmpadas de LED instaladas nos postes do entorno.

Sobre a Concrejato

Pioneira na modernização de edificações históricas, a Concrejato é especializada na execução de serviços técnicos de revitalização, restauro do patrimônio histórico e arquitetônico, recuperação e reforço estrutural e obras especiais. A empresa atua em grandes obras de infraestrutura no Brasil, realizando a recuperação e reforço de pontes e viadutos, portos e aeroportos. Entre outros projetos, a Concrejato executou as restaurações do Theatro Municipal, da Catedral da Sé, Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, em São Paulo, a revitalização do Museu de Arte do Rio - MAR, os restauros do Mosteiro de São Bento e Cine Palácio, a recuperação do Elevado do Joá e as obras emergenciais do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A companhia está iniciando os trabalhos da maior obra de patrimônio histórico com a recuperação e a modernização do Museu do Ipiranga.




Governança Municipal 4.0: Tema do Ano de 2020

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina dedica a edição de 2020 da Revista Adjori a um dos temas mais palpitantes da atualidade: Governança Municipal 4.0 - Tecnologia e Inovação na Gestão das Prefeituras de SC. Com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a edição vai representar um inédito e extraordinário documento sobre excelência em gestão na administração pública, apontando caminhos e destacando as melhores práticas desencadeadas nas prefeituras de Santa Catarina. A publicação se propõe, ainda, a abordar outros assuntos de grande relevância para os atuais e para os futuros gestores municipais.  

O assunto Governança Municipal 4.0 também ganha destaque no portal de notícias da Associação (rcnonline.com.br) e nos sites de seus jornais filiados. 



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br