governança 4.0

Safeweb amplia rede de atendimento no país em 2020

A empresa projeta ampliar em 35% o número de pontos de emissão de certificados no Brasil até o final deste ano

Foto: Agência Brasil

A gaúcha Safeweb Segurança da Informação, uma das maiores autoridades certificadoras do país, prepara-se para continuar crescendo. A empresa projeta ampliar em 35% o número de pontos de emissão de certificados no Brasil até o final de 2020, sendo 280 novos pontos apenas no estado de São Paulo. No final de 2019, a empresa investiu mais de R$ 3,5 milhões na modernização de seu parque tecnológico e triplicou sua capacidade de processamento. A previsão é chegar ao final do ano com um crescimento de 30% no faturamento do grupo. 

A Safeweb desenvolve soluções nas áreas de Certificação Digital e de Atributo, Documentos Fiscais Eletrônicos, Portal de Assinaturas Eletrônicas, Gateway de Pagamentos e Recebimentos, entre outros. Para fomentar o DNA tecnológico da empresa, o Grupo Safeweb inaugurou recentemente seu próprio Hub de Inovação, batizado de Revolution Hub, onde 5 Start Ups já estão incubadas.


História

Fundada em 1996, a Safeweb iniciou sua trajetória com o desenvolvimento de soluções para automação e gerenciamento de edifícios inteligentes.

Em 2001, quando o então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso assinou a Medida Provisória 2.200-2, que reconhecia a validade jurídica de documentos assinados digitalmente, a Safeweb direcionou suas atividades para a área da Segurança da Informação, tornando-se a primeira empresa do estado do Rio Grande do Sul a trabalhar com esta tecnologia. 

Alguns anos depois, em 2005, um novo marco de pioneirismo, o credenciamento da Autoridade de Registro (AR) Safeweb, a primeira AR ICP-Brasil no estado. 

Dois anos depois, com a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Safeweb passou a disponibilizar solução para geração de documentos fiscais eletrônicos, utilizando os modernos conceitos de software como serviço e computação em nuvens. Batizado como eNota Safeweb, o sistema disponibiliza versão para geração de Notas Fiscais eletrônicas, Notas Fiscais de Serviços Eletrônicos, Notas Fiscais do Consumidor eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, atendendo assim demandas de pequenas, médias e grandes empresas, de todos os segmentos empresariais. 

Em 2011 a Safeweb inovou novamente com a implantação de uma Autoridade de Atributo dando suporte ao SASS - Safeweb Authentication for Secure Solution, uma solução web para gestão de acesso a sistemas seguros, que agrega Certificados de Atributos aos Certificados Digitais. 

Em 2014 obteve o credenciamento junto a ICP-Brasil para atuação como Autoridade Certificadora (AC) e Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT), passo definitivo rumo a nacionalização da empresa. 

No ano seguinte a Safeweb disponibilizou o serviço de PSS ICP-Brasil, Prestador de Serviço de Suporte, ofertando sua estrutura de data center para que outras Autoridades Certificadoras terceirizassem a contratação de seus data centers. 

O PSBio ICP-Brasil, Prestador de Serviço de Biometria, foi implementado em 2016, mesmo ano em que a Safeweb consolidou presença em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br