governança municipal 4.0

Prefeituras utilizam princípios do WhatsApp para melhorar a gestão

A plataforma 1Doc, da Softplan, já foi adotada em mais de 100 municípios do país

Foto: Arte Softplan /Divulgação

Uma década depois de ser criado, o WhatsApp segue consolidado como o aplicativo de mensagens mais usado no mundo. Atentos a esse fenômeno, desenvolvedores criaram uma plataforma para a gestão pública que está conectada com as necessidades que envolvem a implantação de um governo digital. Na contramão da morosidade atribuída ao serviço público, há a rapidez que fez do WhatsApp um sucesso entre os usuários. A plataforma 1Doc da Softplan já foi adotada em mais de 100 prefeituras do país. A ferramenta oferece funcionalidades para a eficiência, economia e transparência da gestão pública.


Os princípios do WhatsApp aplicados na gestão pública municipal

Nas prefeituras que implantaram o sistema da 1Doc, o cidadão pode fazer o pedido online, em qualquer horário. Quando o pedido protocolado é encaminhado de um setor para o outro, o usuário pode receber mensagens no celular com a informação sobre o movimento. Quando a solicitação é resolvida, o usuário é avisado de forma instantânea. Esse contato direto e monitoramento de resposta, princípios que dão certo no aplicativo de mensagens do WhatsApp, aproximam o cidadão e o poder público. O usuário fica informado sobre o andamento e pode ter tranquilidade de que a demanda não está parada. 

No sistema 1Doc da Softplan, todas as demandas são registradas, encaminhadas e resolvidas dentro da plataforma com registro de visualização e da medida adotada por cada servidor. Até o tempo que os documentos ficam em cada setor é medido e os servidores podem acessar os indicadores para identificar os aspectos que podem ser melhorados na prestação do serviço. Outra característica que deu certo no WhatsApp e funciona na plataforma 1Doc é a praticidade, no sistema os servidores têm a opção de resolver ou encaminhar, o que torna o sistema ainda mais ágil. 

A aplicação desses recursos resulta em altos índices de aceitação pela população que são medidos pela própria plataforma 1Doc. Na medida que resolvem as demandas, o sistema atualiza os indicadores do setor. A eficiência é medida pelo índice de demandas marcadas como resolvidas, o indicador de engajamento avalia a porcentagem de documentos recebidos e visualizados e o índice de qualidade do serviço é avaliado pelos próprios cidadãos que dão notas ao atendimento recebido. Em geral, os indicadores costumam ultrapassar 80% de resposta positiva e quando não vão bem, os servidores podem acessar as informações disponibilizadas pela 1Doc no próprio sistema para saber como melhorar.

Mais informações sobre a plataforma 1Doc aqui



Governança Municipal 4.0: Tema do Ano de 2020

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina dedica a edição de 2020 da Revista Adjori a um dos temas mais palpitantes da atualidade: Governança Municipal 4.0 - Tecnologia e Inovação na Gestão das Prefeituras de SC. Com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a edição vai representar um inédito e extraordinário documento sobre excelência em gestão na administração pública, apontando caminhos e destacando as melhores práticas desencadeadas nas prefeituras de Santa Catarina. A publicação se propõe, ainda, a abordar outros assuntos de grande relevância para os atuais e para os futuros gestores municipais. 

O assunto Governança Municipal 4.0 também ganha destaque no portal de notícias da Associação (rcnonline.com.br) e nos sites de seus jornais filiados.


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