Governança Municipal 4.0

Gêmeos digitais de infraestrutura para cidades digitais são uma aposta da Bentley Systems

A empresa é líder mundial de soluções de software para engenheiros, arquitetos e profissionais do setor geoespacial

Foto: Divulgação
As cidades irão se beneficiar dos gêmeos digitais ativos e atualizados da sua infraestrutura e ambiente ao seu redor, assegura a Bentley

O tema "Gêmeos Digitais" se tornou um assunto tão relevante ultimamente, que é capaz de estimular debates e opiniões fortes, como acontece com futebol e política. Ter conhecimento no assunto dos gêmeos digitais é essencial para qualquer consultor de engenharia que deseje continuar atuante no mercado.

Os gêmeos digitais são tão novos em infraestrutura que há inevitavelmente uma certa quantidade de disputas por posição sobre definições e terminologia. Isso levou alguns diretores digitais a aplicar uma forma de "teste de autenticidade" de gêmeo digital. Só pode ser um gêmeo digital se: for usado em operações; incluir dados em tempo real; for usado para controlar o ativo físico; incorporar IA e aprendizado automatizado; for autônomo e pensa por si; e assim por diante. Mas qual é o sentido de aplicar um teste de autenticidade de gêmeo digital, quando gêmeos digitais estão fornecendo insights e permitindo a criação de valor e a melhoria do desempenho?

Das mais de 500 inscrições para a Conferência Year in Infrastructure 2019 da Bentley, quase 25% identificaram seu projeto como impulsor ou aspirante à inovação em gêmeos digitais. Isso representa um notável aumento ano a ano e é uma evidência incontestável do valor agregado. Esses mais de 125 projetos abrangem segmentos da indústria, regiões, fases do ciclo de vida e abordagens de contratação e são um conjunto de amostras exclusivo para análise e aprendizado. O que eles nos dizem? O que podemos aprender com esses projetos de classe mundial que podem informar nossas definições e terminologia? Quais foram as abordagens, as práticas e os cenários que levaram à criação de valor e aos resultados bem-sucedidos?

Gêmeos digitais e metodologias de gêmeos digitais se aplicam a todas as fases do ciclo de vida. Quanto antes um projeto começa com gêmeos digitais em mente, mais significantes são os dados e as percepções. Os gêmeos digitais servem para muitos fins; não há gêmeos digitais individuais. Diferentes partes interessadas interagem com gêmeos digitais de diferentes perspectivas e obtêm diferentes tipos de valor.


Gêmeos digitais de infraestrutura para cidades digitais

Os gêmeos digitais em escala de cidade começam e são atualizados por meio do levantamento 4D e modelagem 3D realista pelo ContextCapture e Orbit GT para derivar modelos 3D como operados a partir de fotogrametria (incluindo VANT) e/ou nuvens de pontos. A modelagem 3D realista fornece contexto do mundo real e de engenharia precisa para dar suporte ao planejamento, projeto, construção e operações. Os usuários dos aplicativos abertos da Bentley' (OpenBuildings, OpenSite, OpenRoads, OpenRail, OpenUtilities) podem aproveitar esse contexto digital para modelar novos e aprimorados edifícios, estradas, sistemas de trânsito, túneis, pontes, serviços públicos e muito mais. 

Os gêmeos digitais 4D se tornaram um índice comum e federado de informações que anteriormente não estavam integradas, sem exigir que os sistemas de origem alterem seus ambientes ou formatos de dados existentes. O contexto básico de qualquer gêmeo digital inclui malhas realísticas, modelos de terreno, imagens e fontes GIS. Os modelos de engenharia (de qualquer software BIM) de edifícios, ruas, sistemas de trânsito, serviços públicos e outras infraestruturas urbanas, tanto de superfície como subsuperfície, são alinhados semanticamente e têm referências geográficas para melhorar a riqueza e a relevância dos gêmeos digitais ao longo do tempo.

Departamentos de obras públicas, desenvolvedores de propriedades, serviços públicos, agências de transporte e outros agora têm acesso a uma visão contextual completa e atual do ambiente construído. Empresas de engenharia e arquitetura poderão desenvolver novos serviços que contemplem a atualização e o gerenciamento de ativos digitais ao longo de seus ciclos de vida. Além disso, as cidades irão se beneficiar dos gêmeos digitais ativos e atualizados da sua infraestrutura e ambiente ao seu redor.

Leia o artigo completo aqui


Sobre a Bentley Systems

A Bentley Systems é líder mundial de soluções de software para engenheiros, arquitetos, profissionais do setor geoespacial, construtores e proprietários-operadores para projeto, construção e operação de infraestruturas. Os aplicativos de engenharia e Bim com base no MicroStation da Bentley e seus serviços cloud de gêmeos digitais, avançam a entrega do projeto (ProjectWise) e o desempenho de ativos (AssetWise) de transporte e outras obras públicas, serviços públicos, estações industriais e de recursos, e instalações comerciais e institucionais.

A Bentley Systems conta com mais de 3.500 colaboradores, gera receitas anuais de 700 milhões de dólares em 170 países e, desde 2012, já investiu mais de 1 bilhão de dólares em pesquisa, desenvolvimento e aquisições. Desde sua fundação, em 1984, a empresa se manteve maioritariamente controlada por seus cinco fundadores, os irmãos Bentley. As ações da Bentley são transacionadas por convocatória no NASDAQ Private Market; o parceiro estratégico, Siemens AG, acumulou uma participação minoritária sem direito a voto.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br