CNM leva pleito municipalista à Secretaria de Assuntos Federativos

Reforma Tributária, Reforma Administrativa e a PEC que prevê a extinção de municípios foram alguns dos temas tratados

Foto: Agência CNM
Encontro ocorreu nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, no Palácio do Planalto

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, com a secretária de Assuntos Federativos (SAF), Deborah Arôxa, no Palácio do Planalto, para apresentar e reforçar alguns pleitos municipalistas que vêm sendo discutidos com o governo. Também participaram da reunião o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Paulo do Potengi (RN), José Leonardo; o deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN); e os prefeitos de Bodó (RN), Marcelo Filho, e de Lagoa Nova (RN), Luciano Santos.

Os municipalistas discutiram algumas prioridades para a gestão local em 2020. Dentre as pautas em debate estiveram a Reforma Tributária, a Reforma Administrativa, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 188/2019 - que prevê a extinção de municípios -, a possibilidade de o governo repartir novamente recursos de um novo leilão de petróleo que deve ocorrer esse ano, ea edição de uma nova portaria com prazos para o programa Minha Casa, Minha Vida.. 

O líder do movimento municipalista destacou que os Municípios querem dialogar com o governo em busca de soluções plausíveis para problemas que afligem os gestores. "Viemos aqui para debatermos e alinharmos ações que vão refletir lá na ponta para os cidadãos", explicou Aroldi. 

Cumbre 

Outro tema tratado foi a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais. Como os governos federal, estadual e municipal serão parceiros no evento, Aroldi propôs uma agenda conjunta entre os órgãos para debater assuntos comuns a serem tratados na ocasião. O evento terá como tema Cidades Inovadoras para as pessoas e ocorre de 17 a 20 de março, nas cidades de Recife e Olinda, em Pernambuco.

Com informações da Agência CNM



Governança Municipal 4.0: Tema do Ano de 2020

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina dedica a edição de 2020 da Revista Adjori a um dos temas mais palpitantes da atualidade: Governança Municipal 4.0 - Tecnologia e Inovação na Gestão das Prefeituras de SC. Com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a edição vai representar um inédito e extraordinário documento sobre excelência em gestão na administração pública, apontando caminhos e destacando as melhores práticas desencadeadas nas prefeituras de Santa Catarina. A publicação se propõe, ainda, a abordar outros assuntos de grande relevância para os atuais e para os futuros gestores municipais. 

O assunto Governança Municipal 4.0 também ganha destaque no portal de notícias da Associação (rcnonline.com.br) e nos sites de seus jornais filiados. 




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br