CNM e representantes da Secretaria Especial da Cultura voltam a debater ações estratégicas

Um estudo técnico sobre as prioridades municipais para financiamento federal na área da cultura está sendo produzido pela entidade

Foto: Divulgação
O encontro oportunizou ainda a apresentação do projeto CNM Qualifica, em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas,

Novo encontro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com representantes da Secretaria Especial da Cultura, para debater ações estratégicas e prioridades de investimentos para os Entes municipais, ocorreu na sede da entidade, na manhã da última sexta-feira, 13 de março. A analista técnica de Cultura da Confederação, Ana Clarissa Fernandes, recebeu a coordenadora-geral de Gestão de Equipamentos, Isadora Tsukumo, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento, Análise, Gestão e Monitoramento, Cláudio Cardoso. 

Integrantes da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (Seinfra), Isadora e Cardoso estiveram nas últimas reuniões que vêm tratando sobre a necessidade da realização de pesquisas para subsidiar a implementação de políticas federais de cultura, a fim de garantir novas oportunidades para os Municípios. Eles reconheceram a importância da CNM para se chegar à base, com informações sobre políticas públicas e com levantamento de dados para nortear ações governamentais. "A capacidade de capilaridade da CNM nos deixa animados", disse Cláudio. 

Diante isso, a técnica da CNM explicou as contribuições da entidade para o andamento de ações em desenvolvimento com a Seinfra, que impulsionaram integração inovadora entre as atuais secretarias vinculadas à Secretaria Especial da Cultura. Nesse ponto, Isadora reforçou o valor das ações conjuntas e integradas e Cláudio destacou que parcerias são tecnicamente positivas para divulgar o bom trabalho, dentre outros benefícios. "Historicamente, não se tem tantas ações integradas, e isso é uma coisa a ser valorizada", reforçou a coordenadora-geral. 

A técnica da Confederação também falou da organização da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada entre os dias 25 e 28 de maio; da possibilidade de debater os desafios e as boas práticas municipais; e de pautar a área da cultura com municipalistas de Norte a Sul, durante a programação. 

O encontro oportunizou ainda a apresentação do projeto CNM Qualifica, em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas, para orientar os gestores locais sobre temas importantes para o desenvolvimento da gestão pública municipal de cultura. Como por exemplo sobre pautas municipalistas do setor: a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o repasse fundo a fundo e a criação de editais de financiamento voltados aos Municípios e consórcios públicos intermunicipais. 

Um estudo técnico sobre as prioridades municipais para financiamento federal na área da cultura está sendo produzido pela entidade, e deve ser finalizado e divulgado em breve, contou a técnica da Confederação. Ela também mencionou o interesse dos Entes municipais por novas oportunidades no âmbito do programa Estação Cidadania e por editais voltados ao fomento de fanfarras e bandas marciais e à criação de novas bandas. 

Por fim, Ana Clarissa mostrou aos visitantes a página da área técnica de Cultura do site da CNM e apresentou algumas das publicações da Biblioteca on-line da CNM, dentre estudos, notas técnicas, cartilhas e etc.


logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br