Aulas presenciais

Secretaria da Educação dá parecer favorável ao PL da volta às aulas

Foto: CRE Blumenau/SED

Nesta segunda-feira (7) a Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu parecer favorável pela sanção do Projeto de Lei (PL) 182/20, aprovado pela Assembleia Legislativa de SC (Alesc) na última semana. O projeto prevê o funcionamento das atividades escolares presenciais independentemente da matriz de risco indicada pelo governo do Estado.

No parecer, assinado pelo secretário da pasta, Natalino Uggioni, a SED destaca que o PL não contraria o interesse público. "É  evidente que o direito à educação constitui atividade essencial para qualquer sociedade", diz o documento. Além disso, sugere que o governador Carlos Moisés da Silva sancione o projeto.

"As atividades deverão observar protocolos de segurança, a serem elaborados, evidentemente, pelo Poder Executivo, por sua autoridade sanitária", acrescenta o parecer.

Em novembro, Uggioni já havia defendido o retorno das atividades presenciais na educação durante uma audiência pública realizada pela Alesc. Na ocasião, a volta às aulas em Santa Catarina estava suspensa devido a uma decisão judicial.

"SC vem avançando nas retomadas, seguindo as orientações da Saúde. Nesse contexto, definimos protocolos para que as aulas voltem de forma segura, mas tivemos decisões judiciais que o Estado precisa seguir. A Secretaria de Educação defende a retomada das aulas presenciais", destacou, durante a audiência.

Após receber parecer favorável da SED, o PL 182 foi encaminhado para a Secretaria da Casa Civil. Posteriormente, o projeto será analisado por Moisés que decidirá se sanciona ou veta o dispositivo.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br