Joinville

Prefeitura anuncia melhorias em unidade de saúde no bairro Jardim Iririú

14 Fevereiro 2019 10:51:00

Obra custará R$ 2,5 milhões e terá uma área de 800 metros quadrados

O bairro Jardim Iririú, em Joinville, será o primeiro da rede de atenção básica da cidade a ganhar uma nova Unidade da Saúde da Família dotada de espaço especial de fomento a atividades físicas por meio do programa Academia da Saúde do Governo Federal. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (13) pelo secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, em solenidade de assinatura da ordem de serviço de construção na nova UBSF Dom Gregório, que deixará o prédio em que funciona desde 2004 para ganhar sede própria.

A obra irá custar R$ 2,5 milhões e terá uma área de 800 metros quadrados. No entorno da construção será implantada uma pista para caminhadas e academia de ginástica que ficará à disposição da comunidade. "Será nossa unidade pioneira dentro de uma visão mais avançada de fomento à saúde e prevenção a doenças", explicou o secretário.

A nova unidade será construída em 18 meses em área localizada na rua Áureo Gomes do Vale, próximo à sede atual. Uma parte dos recursos vem do Governo Federal por meio de emenda parlamentar, mas a maior parte do investimento é de recursos próprios da Secretaria da Saúde.

A área de abrangência da UBSF Dom Gregório no Jardim Iririú contempla 15 mil habitantes e realiza em média 4,5 mil atendimentos por mês entre consultas médicas e odontológicas, procedimentos de enfermagem, vacinas e dispensação de medicamentos.

A nova unidade foi projetada para ter dez consultórios médicos, três cadeiras odontológicas salas de vacina, curativos, triagem, procedimentos, cinco equipes da Saúde da Família, sala de reuniões e de Agentes Comunitários de Saúde.

Presente à assinatura da ordem de serviço, o prefeito Udo Döhler fez um agradecimento especial aos servidores da unidade, elogiou a presença de vários vereadores e de integrantes do Conselho Local de Saúde. "Graças a esse trabalho coletivo estamos avançando muito na saúde. Já revitalizamos metade dos nossos postos e agora estamos construindo este aqui no Jardim Iririú que será um modelo na nossa rede", afirmou.

Nesta quinta-feira (14) a agenda do prefeito reserva o horário das 15 horas para mais uma ação na área da saúde. Será a entrega do alvará sanitário da UBSF Jardim Iririú que passou por revitalização e adequações, com destaque para normas de acessibilidade.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br