Poder SC

Poder SC 010 - Sem decisão

Foto: Reprodução

Sem decisão

O dia decisivo para o afastamento, ou não, do governador Carlos Moisés da Silva e da vice Daniela Reinehr está chegando: é 23 de outubro, quando o tribunal misto de desembargadores e deputados vai discutir e votar a admissibilidade da denúncia. A dupla pode ser afastada, de maneira inédita na política catarinense, sem que o objeto jurídico do impeachment tenha sido pacificado pelo Judiciário. Nesta semana, o Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de SC (TJSC) se reuniu para julgar a legalidade do pagamento da chamada verba de equivalência aos procuradores do Executivo, mas adiou a decisão. O entrave foi uma questão processual, que deve ser resolvida nos próximos dias, mas frustra quem esperava uma posição do TJSC sobre o assunto. De qualquer forma, não decidir já é um tipo de decisão. Neste caso, a política falou mais alto.


O PERDÃO À VICE

A comissão especial do segundo impeachment votou e aprovou relatório nesta semana em que recomenda a continuidade da denúncia contra o governador Carlos Moisés da Silva e o arquivamento da acusação contra a vice Daniela Reinehr. A retirada do nome dela do processo causa surpresa, de certa forma. Pesou a favor uma série de documentos internos do Executivo em que questiona as ações de Moisés na pandemia. Não deixa de ser uma lição para Daniela: os parlamentares esperavam mais atitude e combatividade dela frente aos problemas.


- DA CPI A comissão especial tinha três veteranos da CPI dos respiradores: Fabiano da Luz (PT), Valdir Cobalchini (MDB), e Kennedy Nunes (PSD). Esses deputados estavam familiarizados com o assunto, já que o pedido de impeachment é justamente sobre o caso dos respiradores. Como a CPI isentou Daniela de culpa, a comissão seguiu o caminho.


- FALANDO em Daniela, a vice-governadora esteve presente em ato na Casa d'Agronômica na última semana, com a participação do ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni. Sentou ao lado de Moisés, em uma cerimônia marcada por autoridades bolsonaristas. Uma troca de afagos com Brasília.


- SÓ QUE Moisés rasgou elogios à líder de governo Paulinha (PDT). "Corajosa deputada, tem uma fala muito ativa dos pleitos do governo", disse. 'Combativa', 'forte' e 'guerreira', também citou. E homenageou as mulheres presentes em nome dela. À Daniela, disse que "era um prazer estar conosco".


 

A coluna Poder SC é um produto da Agência Adjori/SC de Jornalismo iniciado em agosto de 2020. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos. 




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br