américa latina

Os efeitos da eleição de Alberto Fernández na Argentina

A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Estado. Em 2018, o país vizinho foi o terceiro maior comprador de produtos de SC

Foto: Divulgação/Frente de Todos
Chapa de oposição venceu ainda no primeiro turno, com mais de 48,1% dos votos

A eleição do peronista Alberto Fernández como presidente da Argentina neste domingo (27) causou impactos em Santa Catarina. A chapa, que inclui a ex-presidente Cristina Kirchner como vice, assumirá o país com a promessa de provocar mudanças profundas na agenda econômica.

"Os próximos dias são muito mais de acompanhamento, de análise, de efetivamente ouvir quais medidas vão tomar", disse a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante.

"A vitória de Fernández aumenta a preocupação do setor empresarial catarinense com a possibilidade deles tomarem medidas protecionistas", disse, lembrando que esse foi o perfil econômico dos governos kirchneristas entre 2003 e 2015.

A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Estado. Em 2018, o país vizinho foi o terceiro maior comprador de produtos catarinenses, atrás de China e EUA, com US$ 544 milhões em importações. Os principais itens foram papel e cartão Kraft, carne de suínos e produtos laminados. 

No mesmo período, a Argentina enviou para o Estado US$ 1,3 bilhão em produtos. Foi o segundo país na lista de maiores exportadores para Santa Catarina, atrás apenas dos chineses. Na lista, estão veículos para transporte de pessoas, hortículas (legumes e verduras), e polietileno. 

O temor do setor produtivo é de que o novo governo imponha barreiras para o comércio internacional. "A retirada de grandes volumes de dólares dos bancos mostram claramente que há um grau de incerteza muito forte", disse Maria Teresa.

A reportagem da Rede Catarinense de Notícias procurou um posicionamento do governo Moisés durante esta segunda-feira (28), mas não obteve resposta até o fechamento do texto.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br