brasil

Ministro do Desenvolvimento Regional confirma agenda em SC

Gustavo Canuto fará vistoria nas barragens de contenção do Alto Vale do Itajaí

O coordenador da bancada catarinense em Brasília, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), receberá em Santa Catarina o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no dia 6 de setembro. Ele deve sobrevoar as três barragens do Alto Vale do Itajaí: em Ituporanga, Taió, e em José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias do país.  

"Nós temos uma grande preocupação com essa barragem. A represa fica dentro de uma área de reserva indígena, e em junho de 2014, durante uma enchente, houve depredação no sistema de fechamento de comportas. Hoje, se houver a necessidade de operação, é preciso fazer o uso de um caminhão hidráulico. Imagine só, ela tem a capacidade de reter 357 milhões de metros cúbicos de água, é uma ferramenta indispensável para a prevenção de cheias em várias cidades do Vale do Itajaí", explica o coordenador.

A intenção do parlamentar é aproveitar a oportunidade para sensibilizar o ministro da necessidade de reparos urgentes, já que a barragem de José Boiteux é uma das três responsáveis pelo controle do fluxo das águas no Rio Itajaí-Açú, evitando as enchentes periódicas que assolam a região. Canuto comanda um dos maiores orçamentos da Esplanada. A pasta dirigida por ele é a fusão de dois importantes ministérios: Cidades e Integração Nacional.

Depois de conhecer a estrutura em José Boiteux, Canuto participará do encontro do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) na cidade de Ibirama. Na oportunidade, serão discutidos programas habitacionais do Governo Federal para as zonas urbana e rural, além da possibilidade de investimentos em infraestrutura com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br