reforma administrativa

Luciano Veloso Lima é o novo secretário da Casa Civil

08 Fevereiro 2018 13:01:00

Nelson Serpa deixou a pasta nesta quarta-feira (7). Além dele, outros secretários vão deixar o governo

No cargo desde janeiro de 2013, o secretário Nelson Serpa se despediu da Secretaria da Casa Civil e do Governo do Estado nesta quarta-feira (7). Serpa será substituído pelo secretário adjunto Luciano Veloso Lima, administrador e servidor de carreira há 20 anos. 

Do discurso de despedida, Nelson Serpa agradeceu a confiança e o apoio do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira e fez um balanço das atividades desenvolvidas durante os anos de gestão.

"Atuei nos postos mais importantes da administração pública catarinense, trabalhei para retribuir a confiança e administrar pensando no melhor para os catarinenses", ressaltou.

"Deixo o Governo do Estado hoje, mas enquanto eu ainda tiver um sopro de vida, certamente terei um pouco a contribuir com o Estado e com a sociedade, pois esse deve ser o propósito dos cidadãos de bem", afirmou.

O governador enalteceu a trabalho de Nelson Serpa durante os sete anos em que atuou no Governo. "O secretário Serpa é um grande homem, um gigante, que trouxe para Santa Catarina muita contribuição, sabedoria e equilíbrio", disse o governador. "O Luciano Veloso Lima é um grande amigo, conquistou a simpatia de todos no Governo e aqui na Casa Civil. Não tenho dúvidas de que fará um grande trabalho", completou.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também ressaltou os anos de convivência e harmonia. "O secretário Serpa trouxe o equilíbrio que o governador Raimundo Colombo e eu precisávamos nesses anos de Governo. E o secretário Luciano Veloso Lima continuará esse trabalho, será o secretário com quem vou compartilhar diariamente as tarefas durante o período em que estiver a frente do Estado", destacou Pinho Moreira.

Antes de assumir a Casa Civil em janeiro de 2013, Nelson Serpa passou pela Procuradoria Geral do Estado de janeiro a outubro de 2011 e pela Secretaria da Fazenda de outubro de 2011 a dezembro de 2012. Como chefe da Casa Civil nos últimos cinco anos, Serpa estreitou o relacionamento institucional com os demais Poderes, em especial, a Assembleia Legislativa, além de ter atuado para fortalecer a relação do Estado com as prefeituras catarinenses.

O secretário participou ativamente da criação e gerenciamento do Fundo de Apoios aos Municípios (Fundam) e coordenou a série de projetos para reformulação administrativa do Governo do Estado, como a fusão das agências de regulação de serviços públicos, transformação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) em agências (ADRs), extinção da Cohab, Codesc e Bescor e da autarquia do Porto de São Francisco do Sul para criação de uma sociedade de propósito específico.

Reforma administrativa

A saída de Serpa é um dos vários capítulos de mudanças que o governo teve e terá neste início de 2018. Com a saída de Colombo para candidatura ao Senado, muitos secretários vão com ele, também para se preparar para as eleições. 

A primeira mudança foi na Saúde. Saiu o deputado Vicente Caropreso (PSDB) para entrada de Acélio Casagrande. Agora Serpa deixa a pasta para Veloso. Haverá ainda outras alterações. O economista Paulo Eli vai assumir a Fazenda estadual; na Segurança assume Alceu Oliveira Pinto; e o adjunto Leandro Lima deve assumir a pasta de Justiça e Cidadania. Entre outas mudanças ainda não divulgadas.

Aos poucos, Pinho Moreira vai montando sua equipe para dez meses de governo. É ele quem comandará o governo nos últimos dez meses de 2018.

O novo secretário

Natural de Videira, no Meio-oeste de Santa Catarina, o novo secretário, Luciano Veloso Lima, é administrador e servidor da Secretaria da Casa Civil há 20 anos. Já atuou como gerente de Recursos Humanos, diretor de Assuntos Administrativos e nos últimos anos estava nomeado como secretário adjunto da pasta, atuando no dia a dia da secretaria ao lado do secretário Nelson Serpa.

Ao assumir o cargo, Lima falou da trajetória pela qual passou na vida pública e afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Serpa. "Comecei a trabalhar aos 13 anos na Prefeitura de Videira e, aos 22 anos, comecei a trabalhar no Governo do Estado. São 32 anos de trabalho na administração pública. Na Casa Civil, passei por várias funções até o momento em que hoje assumo, com muita responsabilidade, o cargo de secretário da Casa Civil", contou Lima.

O novo chefe da Casa Civil pretende estreitar ainda mais o relacionamento institucional com os poderes, principalmente o parlamento estadual. "Como secretário, manterei diálogo constante com os deputados estaduais para atuar na interlocução dos projetos importantes para o Estado. É um desafio e me comprometo a trabalhar com toda a dedicação para fazer a melhor gestão possível e continuar o Governo de sucesso que temos em Santa Catarina", destacou Lima.

logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br