poder

Governadores de sete estados estarão em SC para discutir equilíbrio fiscal

Encontro de integração do Sul e Sudeste acontece nesta sexta e sábado (18 e 19)

Foto: Hélio Filho/Secom/ES
Reunião de governadores já teve quatro edições. Acima, registro da última edição, no Espírito Santo

Nesta sexta e sábado (18 e 19), Santa Catarina sedia a quinta edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reunirá sete governadores, além de secretários de Estado e outras autoridades. O encontro vai discutir, principalmente, soluções para atingir o equilíbrio fiscal dos estados, como o apoio à Reforma da Previdência e a revisão do Pacto Federativo, e os meios para promover um governo digital e simplificado.

Além disso, os secretários de cada pasta farão reuniões temáticas para compartilhar experiências de sucesso, boas práticas e possibilidade de ações conjuntas, como compras públicas.

"Temos muito trabalho a ser feito para desenvolver a gestão, segurança, saúde, educação, geração de empregos, turismo e tecnologia", disse o anfitrião do evento, governador Carlos Moisés da Silva. Além dele, estarão presentes os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Romeu Zema (MG), Wilson Witzel (RJ) e Renato Casagrande (ES).

Ao final do encontro, o grupo emitirá um documento chamado Carta de Florianópolis, em que defende as conclusões encaminhadas no evento. As primeiras quatro edições também tiveram, cada uma, a sua carta.

O encontro, que representa cerca de 70% do PIB nacional, acontece em Santa Catarina pela primeira vez. A sede será o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br