poder

Clenilton Pereira toma posse como presidente da Fecam

Foto: Murici Balbinot

O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), tomou posse como presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na manhã desta quarta-feira (20), em evento realizado em Florianópolis. Pereira vai substituir Paulo Roberto Weiss, ex-prefeito de Rodeio, no mandato 2021, e início de 2022. 

Após a posse oficial, o novo presidente prometeu uma ação coordenada com os municípios, com foco no desenvolvimento das 166 cidades que tem menos de 10 mil habitantes. "Não não temos que levar a inteligência para fora dos municípios, nós temos que levar oportunidade para dentro e fazer com que a cidade cresça", afirmou.

Pereira ainda pregou boa relação com o governo de Carlos Moisés da Silva, presente no evento. "Nós teremos uma grande parceria. Não temos tempo para brigar, discutir coisas que não dizem respeito à municipalidade e ao governo. O melhor de Santa Catarina é o catarinense. É para ele que o senhor governa e os prefeitos também", disse Pereira. 

Na sequência, Moisés respondeu: "A gente tem recebido muitos prefeitos, que trazem as necessidades das regiões. As obras do Estado tem o condão de levar desenvolvimento para os municípios, que passam a arrecadar mais e serem mais receptivos a novos investimentos", disse. 

O movimento é uma bandeira de paz para uma relação que foi turbulenta em 2020. Os entendimentos opostos sobre o combate à pandemia geraram críticas dos prefeitos e da própria Fecam, que chegou a soltar uma nota pedindo mais diálogo e transparência do Executivo. 

Moisés também defendeu a infraestrutura como principal bandeira e disse que pretende interligar todos os municípios, com acesso asfáltico, para as rodovias estaduais. Para isso, pediu paciência aos prefeitos.

Pelo acordo político, Clenilton Pereira ocupa a Federação no primeiro ano e os outros três sejam comandados pelos vice-presidentes. Milena Becher (Vargem), em 2022, Mario Hildebrandt (Blumenau), em 2023, e Rudi Sander (São Carlos), em 2024. 


A chapa empossada:


Diretoria-Executiva

Presidente: Clenilton Pereira (PSDB, Araquari)

Vice-presidente: Milena Becher (PL, Vargem)

2° vice-presidente: Mario Hildebrandt (Podemos, Blumenau)

3° vice-presidente: Rudi Sander (Progressistas, São Carlos)

1° Tesoureiro: Jorge Koch (MDB, Orleans)

2° Tesoureiro: Paulo Muller (DEM, Bombinhas)


Conselho Fiscal - Titulares

Orvino Coelho de Ávila (PSD, São José)

Adelmo Alberti (PSL, Bela Vista do Toldo)

Clezio José Fortunato (MDB, Itaperiú)

Alessandra Garcia (PSB, Santa Cecília)

Giovani Nunes (PSL, São Joaquim)

Douglas de Mello (PDT, Lebon Régis)

Oscar Martarello (PSDB, Xanxerê)


Conselho Fiscal - Suplentes

Joares Ponticelli (Progressistas, Tubarão)

Moacir Teixeira (MDB, São João do Sul)

Geovana Gessner (MDB, Trombudo Central)

Nilvo Dorini (MDB, Capinzal)

Silvano de Pariz (PSL, Quilombo)

Cleomar Mantelli (MDB, Palma Sola)



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br