política

Angela Amin reapresenta PEC de Marco Tebaldi sobre Bombeiros Voluntários

Foto: Divulgação

A deputada federal Angela Amin (PP) reapresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC), elaborada originalmente pelo ex-deputado e ex-prefeito Marco Tebaldi, que autoriza municípios a constituir Corpos de Bombeiros Municipais através de convênio com Bombeiros Voluntários. 

Falecido no dia 13 de outubro vítima de um câncer no pâncreas, Tebaldi era um entusiasta da ideia de expandir a atuação do Corpo de Bombeiros Voluntários para municípios que não são atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militares do governo do Estado. Angela encampou a bandeira e retomou o debate sobre a ideia.

Pela PEC, as corporações municiais serão destinadas a executar atividades de defesa civil, realização de serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas e bens e atendimento pré-hospitalar.

"Esta Proposta de Emenda à Constituição busca garantir a manutenção dos Bombeiros Voluntários, dirimir as inseguranças jurídicas acerca do tema e promover recursos públicos para o custeio deste que é órgão de vital importância para a promoção da segurança pública", resume a deputada.

Os Bombeiros Voluntários no Brasil já desenvolvem este trabalho em alguns Estados da Federação, com atuação mais forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde 31 corporações atendem 50 cidades, sendo Joinville a pioneira no país, com o serviço sendo prestado à população desde o dia 13 de julho de 1892.

A corporação de Joinville, cidade que já foi administrada por Tebaldi, é considerada umas das mais bem equipadas do Sul do país, sendo referência em sua área de atuação, atendendo as urgências e emergências em padrões de tempo de resposta comparáveis às melhores corporações da Europa, destaca a PEC.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br