Poder SC 026 - Alesc oficializa acordo

Foto: Murici Balbinot

Arquivos

Alesc oficializa acordo

A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) oficializou o acordo e elegeu Mauro de Nadal (MDB) como presidente da Casa para 2021. O parlamentar, que foi vice durante a gestão de Julio Garcia (PSD), promete continuidade no trabalho e muita gestão. Uma das ações é substituir o uso de papel por sistemas digitais. Nadal é considerado um parlamentar de abertura e diálogo e representa a maior bancada partidária da Alesc. Após a posse, o parlamentar comentou a relação com o Executivo e elogiou a nomeação de Altair Silva (Progressistas) e Luiz Fernando Vampiro (MDB) para as pastas da Agricultura e Educação, respectivamente, do governo estadual. Segundo ele, o ingresso de deputados no governo é um sinal de aproximação. A mensagem não poderia ser mais clara: "este gesto que o governo está praticando permite uma relação um pouco diferente daquilo que vinha acontecendo", disse.


- GOVERNADOR Carlos Moisés esteve na Alesc na terça (2) para a tradicional mensagem anual ao Parlamento. Ele evitou falar sobre os processos de impeachment que sofreu e disse que assumiu "o compromisso de olhar para frente". Sobre o ingresso de parlamentares no Executivo - dois até agora - afirmou que o governo "não muda e não perde suas características". É para ficar de olho.


BOLSONARO EM SC

O presidente da República Jair Bolsonaro cumpriu agenda em Santa Catarina nesta quinta-feira (4) em ato de entrega de 225 automóveis para a rede de assistência social do Estado. Diferente das outras vezes, o presidente não fez acenos aos parlamentares presentes, reafirmando publicamente as alianças. O motivo mais provável é a confiança do presidente após as eleições na Câmara e no Senado, que elegeram os seus preferidos. "O parlamento deu sinais de que quer trabalhar e não ficar refém de uma pessoa", disse, em referência a Rodrigo Maia (DEM/RJ).


- O GOVERNO DE SC teve o ingresso de Claudinei Marques, vereador da Capital, como chefe da Secretaria de Desenvolvimento Social. Entra em nome do Republicanos, assim como houve ingresso do Progressistas e do MDB. Aliados de Moisés afirmam que o governo terá apenas dois deputados no secretariado - Altair Silva e Luiz Fernando Vampiro. Os demais cargos abertos serão por indicação, assim como Marques.


A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br