Poder SC 021 - Comando formado
31 Dezembro 2020 06:28:00

Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL
Comando formado
A Assembleia Legislativa entrou em recesso já com nomes definidos para a mesa diretora da Casa para 2021 e 2022. O acerto, que às vezes avançava janeiro, revela a sintonia do Parlamento para os próximos dois anos e evita embates, como os que serão vistos na Câmara Federal e no Senado. Mauro de Nadal, no primeiro ano, e Moacir Sopelsa (MDB), no segundo, dividirão a presidência. A vice-presidência ficará com o PL: Marcius Machado e Mauricio Eskudlark, respectivamente. A novidade é o ingresso do PSL. O partido do governador Carlos Moisés havia ficado de fora da costura política da primeira metade do mandato, apesar das seis cadeiras conquistadas: Ricardo Alba será 1º secretário. A 2ª secretaria está reservada ao Progressistas. A composição ainda tem Padre Pedro Baldissera (PT) como 3º secretário e Laércio Schuster (PSB) como 4º secretário. Entre as grandes bancadas, PSD ficou de fora.
Desafios
A principal matéria a ser avaliada na Casa em 2021 será uma reforma da Previdência estadual. No ano passado o governo fez uma proposta, que não avançou. A meta agora é apresentar um projeto mais amplo e com discussões dentro de um comitê. Boa parte dos deputados estão convencidos de que uma reforma é necessária e citam o déficit - cerca de R$ 5,2 bilhões em 2021 - como principal motivação. O embate ocorrerá nos pormenores, em onde a reforma apertará mais. Na discussão da primeira proposta, já se avizinhavam desentendimentos.
- O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que encerrará o mandato em fevereiro, disse que os processos de impeachment que correram no Parlamento em 2020 não atrapalharam o andamento de outras propostas para Santa Catarina e que nenhum projeto ficou pendente. Já no Executivo, existe entendimento oposto.
- Além da Alesc, também há processo eleitoral nos outros poderes. Adircélio de Moraes Ferreira Júnior foi reeleito no comando do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No Ministério Público, a votação ocorre somente em março, mas o único candidato é o atual procurador-geral, Fernando Comin.
- Já dá para pensar em 2022 com essa composição de mesa da Assembleia. O PL, do senador Jorginho Mello, aparece mais protagonista... ganhou espaço com as eleições municipais. Além disso, voltou à aliança com o PSL no Parlamento estadual, para formar um bloco com dez parlamentares. Cresceu.
A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.