poder sc

Poder SC 020: A saída de Garcia

Foto: Daniel Conzi/Agência AL

A saída de Garcia

Antes da última sessão que encerrou os trabalhos legislativos de 2020, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD) fez um balanço das ações do ano, que classificou como "extremamente positivas". Citou as doações do Legislativo ao Executivo - que somam R$ 180 milhões - e o protagonismo da Alesc no combate à pandemia. Questionado sobre os processos de impeachment que tomaram conta da política catarinense, ele disse que "não foi a Assembleia quem provocou a desarmonia" entre os poderes e que "foi um momento de dificuldade" que "foi superado". Nos próximos dois anos, Garcia não fará mais parte da mesa diretora do Parlamento e voltará ao gabinete de deputado. Desconversou sobre prioridades e os próximos passos dentro da Alesc, afirmando que o "futuro a Deus pertence". Apesar da orientação divina, reiterou que não será candidato a nada em 2022.

 

Mais uma

Ao afirmar que o problema com o governo de Carlos Moisés foi superado, Julio Garcia dá mais uma pista de que o Parlamento desistiu do impeachment. A política catarinense já se organizou pela permanência do governador, apesar de um segundo processo que não acabou e está sem data para julgamento. Nos últimos dias, entrou nos autos do processo um documento do Tribunal de Contas  (TCE) que isenta Moisés de responsabilidade na compra dos 200 respiradores da Veigamed. É um dos fatores que embasará o provável arquivamento da denúncia.

 

- Na despedida, Garcia rasgou elogios ao novo secretário da Casa Civil, Eron Giordani, que era seu chefe de gabinete. "Nós cedemos ao governo certamente um dos quadros mais preparados politicamente, que conhece orçamento, finanças, administração e política", disse. Giordani terá o papel de ligar Moisés a deputados, sem intermediários. 

 

- Nos primeiros sinais de harmonia política entre Executivo e Legislativo, o governo do Estado recuou e alterou a lei do orçamento para 2021 às vésperas da aprovação, com mais previsão de receita. Incomodava alguns parlamentares o fato de a Secretaria da Fazenda subestimar a arrecadação com impostos. 

 

- Em 2020, a Alesc registrou um aumento de produção legislativa, passando de 740 matérias aprovadas no ano passado, para mais de 900 este ano. O ganho de produtividade é de cerca de 25%. Novidade implantada em meio à pandemia, as sessões com participação virtual vieram para ficar. 


A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br