Poder SC

Poder SC 018 - Tem acordo

Foto: Divulgação/Agência Alesc

Tem acordo

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), a maior da Casa com nove parlamentares, decidiu que quer dividir o mandato na presidência do Parlamento entre dois deputados: Mauro de Nadal e Moacir Sopelsa. A escolha é uma forma de contemplar os dois caciques, já que ambos queriam ocupar a cadeira em sucessão a Julio Garcia (PSD). Falta ainda combinar com as outras bancadas e outros blocos parlamentares, mas a tendência é de que os emedebistas consigam atingir uma maioria. A promessa é de que Nadal ocupe a presidência durante o primeiro ano (2021), e Sopelsa no segundo, com nova eleição - já alinhada - em 2022. Nas outras bancadas, o sentimento era de esperar posicionamento do MDB, já que era natural que a maior bancada do Parlamento ocuparia a cadeira principal entre 2021 e 2022. A briga agora será convencer a todos e formar uma mesa diretora bem representada.


O QUE VEIO DE BRASÍLIA

Escrevi nesta coluna há algumas semanas que o maior legado de Daniela Reinehr poderia ser a relação do Estado com Brasília, pela proximidade com as ideias do presidente Bolsonaro e tudo o mais. Na época, Daniela esteve no Planalto e o título da coluna era "O que virá de Brasília?", pelos ganhos que ela poderia trazer. A então governadora foi atrás de recursos para combater a estiagem e conseguiu a liberação de R$ 2,6 milhões para ações de defesa civil. Só que o recurso liberado é voltado para obras de contenção de encostas em rodovias de Florianópolis.


- FECAM EM SP Está marcada para esta quinta-feira (10) a visita de prefeitos de Santa Catarina ao Instituto Butantan em São Paulo para assinar protocolo de intenções pela vacina Coronavac. Os mandatários municipais saíram na frente e mostraram protagonismo. Já o governo do Estado sinaliza que espera o governo federal.


- A ESPERA pela vacina do governo federal criou atrito com os prefeitos. Muitos deles consideram que o Ministério da Saúde está perdido e será incapaz de oferecer o imunizante a curto prazo. Inclusive alguns encaram como um jeito que o Executivo estadual achou para economizar recursos.


- APÓS voltar ao cargo, Carlos Moisés da Silva botou o pé na rua. Foi a Criciúma para ver de perto a repercussão do assalto ao Banco do Brasil e para Chapecó e Pinhalzinho anunciar medidas conta a estiagem e recuperação de rodovias. Nesta semana, cumpriu agenda em Joaçaba e no Sul do Estado.




A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br