Poder SC

Poder SC 017 - As certezas de Moisés

Foto: Murici Balbinot

As certezas de Moisés

De volta ao cargo, o governador Carlos Moisés da Silva apresentou um novo governo nesta semana e mostrou-se mais assertivo nas propostas e nas respostas, diferente do antigo chefe do Executivo que muitas vezes escorregava nas ações e nas palavras. Moisés apresentou muitas certezas. Certezas sobre o que quer na política e sobre quais serão as prioridades de governo a partir de agora. A imagem de alívio após o processo de impeachment passou. Moisés se apresenta agora com uma postura mais séria, com pressa. Além disso, há sinais de que vai participar diretamente da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) e de que Paulinha (PDT) não será mais a líder do governo. Está crente de que deve participar ativamente dos rumos de Santa Catarina. Entre as suas certezas, a de que voltará também do segundo processo de impeachment. Ele já fala nos projetos para 2021.


O SEGUNDO

Apesar de Moisés dar sinais de que dá por vencido o segundo processo, o tribunal misto o julgará em 14 de dezembro. É o primeiro julgamento, da admissibilidade. Se houver seis votos pela denúncia, ele é novamente afastado. Caso contrário, é automaticamente absolvido e sepulta o impeachment. A política já se adaptou ao novo momento e aceita Moisés no governo do Estado até 2022, não sem antes garantir a presença de Eron Giordani, nome forte de Julio Garcia (PSD), dentro do Executivo. Ele será uma espécie de avalista/fiador político.


- FICOU FEIO Às vésperas do julgamento de Moisés no tribunal misto, Daniela Reinehr assinou a exoneração de pelo menos sete servidores ligados ao governador até então afastado. Entrou na lista até seu chefe de gabinete. A maioria não recebeu nenhuma explicação, mas no dia seguinte a ação foi desfeita em uma queda de braço que não terá fim.


- NOVO Moisés evita criar polêmica à toa. Questionado sobre as ações de Daniela Reinehr, avisou que não vai comentar ações de outros, que pensa o Estado para frente. Ele exonerou grande parte dos servidores nomeados por ela, e retomou nomes conhecidos como Jorge Tasca e Lucas Esmeraldino.


- O GOVERNADOR apresentou uma série de medidas para os próximos anos, com foco em investimentos em infraestrutura e em abastecimento hídrico. Não falou sobre a reforma da Previdência que deve propor. A ideia é criar um comitê e estar com o projeto pronto para votar em meados de 2021.



A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br