Poder SC

Poder SC 013 - O que virá de Brasília

Foto: Marcos Correa/PR

O que virá de Brasília

A governadora interina Daniela Reinehr iniciou a semana em Brasília, acompanhada do secretário da Casa Civil, general Ricardo Miranda. De lá, voltou com a esperança de trazer mais recursos e atenção para Santa Catarina, principalmente em relação à estiagem, que foi a pauta prioritária. Além disso, deixou claro para a equipe: é para buscar tudo o que for possível junto ao governo federal. Daniela participou de atos junto ao presidente Jair Bolsonaro, ao vice Hamilton Mourão, e aos presidentes da Câmara e do Senado. Missão dela é fazer valer a máxima de que o Estado, considerado o mais bolsonarista do país, receba mais destaque junto ao Planalto. De quebra, destacou pautas do agronegócio, de quem tenta se conciliar. Apesar da aproximação política com a esfera federal, a governadora ainda não terminou a lição de casa com a equipe de governo e deve anunciar mais trocas nos próximos dias.


ROMARIA

Governador afastado Carlos Moisés da Silva visitou o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), na quarta-feira (4). Consigo, levou um documento em que promete proximidade e diálogo pelo bem de Santa Catarina. O encontro ocorreu poucos dias após Garcia receber Daniela para apresentação de seu governo. O movimento de Moisés é um claro sinal de que aposta todas as fichas na absolvição e já prepara um novo governo para sua volta. Para isso, conta com o convencimento de que o impeachment morreu na praia e ele seguirá no comando do Estado até 2022.


- SEM LÍDER Daniela está há quase duas semanas no cargo e ainda não conseguiu confirmar uma liderança de governo na Assembleia Legislativa. A tarefa é difícil, devido à rispidez do Parlamento nos últimos tempos. Alguns nomes foram sondados, mas nenhum aceite até agora.


- TENDÊNCIA apontada pelas pesquisas de opinião mostra que a onda Bolsonaro enfraqueceu, e muito. E confirma a tese de que os prefeitos atuais têm vantagem na reeleição. Uma campanha mais curta, sem possibilidade de aglomeração, não empolga e facilita o trabalho de quem já está no cargo.


- NESTA SEXTA (6) o presidente Jair Bolsonaro estará em Florianópolis para formatura de novos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Bolsonaro abriu o curso no ano passado, quando defendeu políticas para servidores da segurança pública. Esta será sua quarta visita oficial ao Estado.


A coluna Poder SC é um produto da Agência Adjori/SC de Jornalismo iniciado em agosto de 2020. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br