Poder SC

Poder SC 011 - O dia D para Moisés

Foto: Murici Balbinot

O dia D para Moisés

Está prevista para esta sexta-feira (23) a discussão e votação no Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment sobre o afastamento, ou não, do governador Carlos Moisés da Silva e da vice Daniela Reinehr. Pode vir a ser o dia mais importante da história política de Santa Catarina, em que um Estado, pela primeira vez na República, tira um chefe de Executivo eleito de seu cargo. A situação tem sido tratada com certa cautela, muito porque o arranjo do Tribunal é feito sob a tutela do Judiciário catarinense e seus desembargadores, mais discretos e esperadamente mais técnicos. Moisés segue realizando atos públicos normalmente, dizendo acreditar no arquivamento do processo, mas é categórico em afirmar que a turbulência política tira a energia e o foco do seu governo. Ele ainda tenta medidas judiciais, aqui e em Brasília. É a alternativa que resta para quem já perdeu a força política.


O PLANO B

A retirada da vice-governadora Daniela Reinehr do segundo processo de impeachment ainda pode gerar algum efeito político. Isso porque o segundo processo, dos respiradores, era considerado uma espécie de carta na manga para a cassação da dupla, caso o primeiro processo, dos procuradores, não avançasse. Agora, a eventualidade de um governo comandado por Daniela ficou mais próxima, mas não mais desejável. Já é notório, inclusive entre a bancada bolsonarista, que "se for para tirar, que se tire os dois". Muita incerteza, por enquanto.


- CORRUPÇÃO "Aquele que está se utilizando dos recursos públicos de forma indevida foi geralmente colocar lá pela própria população. [...] A responsabilidade pelo combate à corrupção também é do cidadão na melhor escolha dos candidatos para o país, estado e município", do presidente da OAB/SC, Rafael Horn.


- A RETIRADA de Daniela Reinehr do segundo processo é argumento para atestar que o impeachment não é somente político, e sim político-jurídico. Uma ação que dá ares de justiça ao imbróglio todo. Além disso, ouviu-se muita a tese de que o 'sim' era apenas pela admissibilidade da denúncia.


- FICOU para 25 de novembro o julgamento do mérito da questão dos procuradores no Grupo de Câmaras de Direito Público. Neste dia, o TJSC deve decidir se a equiparação salarial foi, ou não, legal. A data trará uma luz ao processo, mas pode ser que Moisés e Daniela já não comandem mais o Estado.


 

A coluna Poder SC é um produto da Agência Adjori/SC de Jornalismo iniciado em agosto de 2020. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos. 




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br