PELO ESTADO
Notícias e reportagens publicadas em jornais de todo o Estado
Pelo Estado

Sebrae/SC seleciona investidores

Sebrae/SC seleciona investidores

O Sebrae/SC vai selecionar investidores para participar do Programa de Capacitação para Investidores Anjo da Harvard Angels. O primeiro workshop para detalhamento do programa será realizado na última quarta-feira de novembro (27), na sede estadual do Sebrae, em Florianópolis. Na primeira etapa, o programa prevê a seleção de investidores que farão o curso on-line. Só então começam as participações práticas de Screening em São Paulo, momento em que os investidores-anjo selecionam startups com base no modelo de negócio. A plenária da Harvard Angels é a segunda etapa presencial do programa. Nela, o candidato a investidor vai acompanhar as apresentações de 10 minutos das startups selecionadas na etapa de Screening, seguido de mais 10 minutos de perguntas dos investidores. São seis comitês de avaliação durante seis semanas. Ao final será decidida pelo investimento ou não do grupo de investidores-anjo da Harvard Angels. Durante todo esse período de avaliação, os candidatos a investidor anjo do programa poderão participar de forma presencial ou a distância. O único investimento do candidato será o custeio das despesas de viagens para participação nas etapas presenciais em São Paulo.



Pacote do rescaldo


Foto: Rodolfo Espíndola/Agência Alesc/

A Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira (12), do governo do Estado, um pacote de projetos que tratam da restituição dos benefícios fiscais de ICMS revogados por meio de decretos editados ainda pelo governo passado e redução de alíquotas. São cinco projetos que preveem benefícios para 17 segmentos econômicos de Santa Catarina. A entrega foi feita pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli, que pediu regime de urgência na análise dos projetos, uma vez que a intenção é que o governo sancione tudo ainda em 2019. Eli ainda se colocou à disposição dos parlamentares para tirar dúvidas. Mas botou pressão: "Os senhores são responsáveis pelo saneamento financeiro do Estado". O pacote foi recebido pelo presidente em exercício da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB). O titular, deputado Julio Garcia (PSD), se licenciou para tratar da recuperação após acidente de carro que sofreu no final de semana, em Lages.



"A reforma é importante, mas que reforma? Eu aposto mais na reforma do ICMS do que numa reforma tributária que vai jogar os estados em um cadafalso."

Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, sobre as propostas de reforma tributária (PECs 45 e 110) em tramitação no Congresso nacional



Depois de muito emprenho de um lado e de muita resistência de outro, a reforma da Previdência foi promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (12) e entrou em vigor na forma da Emenda Constitucional 103. O texto determina que, a partir de agora, quem entrar no mercado de trabalho se aposenta com pelo menos 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher. O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a reforma da Previdência é "socialmente justa" porque taxa mais os mais ricos. Segundo ele, os mais pobres já se aposentam com mais de 65 anos. Ele aproveitou para pedir que a reforma tributária não fique para o "futuro" e indicou ser favorável a mudanças para tributar mais a renda do "andar de cima".



Fazendo a limpa Enquanto uns falam na necessidade de diferenciar os ficha suja e os ficha limpa entre políticos em cargos eletivos, outros partem para prática. O Ministério Público (MPSC) trata de "arquivar" algumas fichas. Nesta terça-feira (12), o MP divulgou que o ex-prefeito de Itaberaba Antônio Domingues Ferrarini tentou utilizar verbas públicas na implantação de loteamento particular. Denunciado e condenado por ato de improbidade, teve os direitos políticos suspensos por três anos e ainda foi aplicada multa no valor de cinco vezes a remuneração que recebia quando estava como prefeito. Agora é esperar o resultado do recurso.



Só em 2019, o MPSC já tratou de diferentes situações, todas graves, envolvendo eleitos e servidores, ex ou atuais, e que resultaram em punições nas cidades de Alfredo Wagner, Araquari, Bom Retiro, Brusque, Imaruí, Imbituba, Mafra, Modelo, Otacílio Costa, Palmeira, Paraíso, Penha, Ponte Serrada, Pouso Redondo e São Miguel do Oeste.



Aplicativo imobiliário Da mesma forma como ocorreu com os aplicativos de transporte, que revolucionaram a maneira pela qual nos deslocamos pelas cidades, o aplicativo Newcore acelerou a maneira de se vender e comprar imóveis. "É um sistema exclusivo, por meio do qual a venda acontece mais rapidamente, de maneira mais seletiva, segura e prática", diz Luiz Moraes, CEO da Newcore. Em Santa Catarina, a atuação da Newcore começou por Florianópolis. Já são dez corretores trabalhando quase 2,6 mil imóveis em vários bairros e usando o sistema que apoia as transações desde a escolha acertada do imóvel até a assessoria jurídica.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br