PELO ESTADO
Notícias e reportagens publicadas em jornais de todo o Estado
pelo estado

Os efeitos da eleição na Argentina

Os efeitos da eleição na Argentina


Foto: Divulgação/Frente de Todos


A eleição do peronista Alberto Fernández como presidente da Argentina neste domingo (27) causou impactos em Santa Catarina. A chapa, que inclui a ex-presidente Cristina Kirchner como vice, assumirá o país com a promessa de provocar mudanças profundas na agenda econômica. "Os próximos dias são muito mais de acompanhamento, de análise, de efetivamente ouvir quais medidas vão tomar", observa a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias (Fiesc), Maria Teresa Bustamante. "A vitória de Fernández aumenta a preocupação do setor empresarial catarinense com a possibilidade de eles tomarem medidas protecionistas", disse, lembrando que esse foi o perfil econômico dos governos kirchneristas entre 2003 e 2015. A Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Estado. Em 2018, o país vizinho foi o terceiro maior comprador de produtos catarinenses, atrás de China e EUA, com US$ 544 milhões em importações. Os principais itens foram papel e cartão Kraft, carne de suínos e produtos laminados. O temor do setor produtivo é de que o novo governo imponha barreiras para o comércio internacional. "A retirada de grandes volumes de dólares dos bancos mostra, claramente, que há um grau de incerteza muito forte", disse Maria Teresa. A reportagem da Coluna Pelo Estado procurou um posicionamento do governo Moisés durante esta segunda-feira (28), mas não obteve resposta até o fechamento da edição.


Dia de esclarecimentos


Foto: Jaqueline Noceti/Secom


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ponte Hercílio Luz, cuja relatoria é do deputado Bruno Souza (sem partido), vai ter nesta terça-feira (29) um de seus mais importantes capítulos. É que o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) foi citado por diferentes depoentes por acompanhar de perto as obras de restauração. De fato, Colombo orgulhava-se de manter esse controle, até porque tinha como objetivo reinaugurar a Hercílio Luz até o final de seu governo, o que não aconteceu. A expectativa de Souza é que o ex-governador possa elucidar dúvidas sobre aditivos e não aplicação de sanções por atraso. Raimundo Colombo, por sua vez, declara-se tranquilo. Em conversa por telefone com a reportagem da coluna, na tarde desta segunda-feira (28), disse que já estava em Florianópolis para comparecer à CPI. "Temos um histórico muito bom para apresentar e estarei lá com a maior boa vontade para colaborar", disse. No período de seu governo, foram três os secretários de Infraestrutura - Valdir Cobalchini e Luiz Fernando Vampiro, ambos deputados pelo MDB, e João Carlos Eckel (MDB). "Vou sugerir que eles estejam lá também", anunciou ao acrescentar que convidaria ainda o advogado Nelson Serpa (PSD), ex-procurador-geral do Estado e ex-secretário da Fazenda e da Casa Civil; e João dos Passos, também ex-procurador (de carreira) do Estado. "Eles tiveram participação importante na questão jurídica, muito complexa, justamente para que não deixássemos esqueleto no armário", explicou Colombo.


Ainda sobre Colombo Ele pretende contar com a presença de Cobalchini, Vampiro e Eckel durante o depoimento que dará na CPI da Ponte nesta terça. O problema é saber se os três vão aceitar a sugestão feita pelo ex-governador. Afinal, todos são emedebistas, e não dá para dizer que a relação do MDB-SC com o PSD-SC terminou bem para a última eleição.


Cosems-SC O SUS de Hoje e o seu Futuro; a Atenção Primária à Saúde no SUS; Gestão de Contas e Saldos Remanescentes, e Aplicação de Recursos; e Feminicídio serão temas do 71º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que tem a organização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SC), será realizado de 6 a 8 de novembro, no Centro Serra, em Lages.


Portos e Costas Santa Catarina receberá na próxima semana, dias 4 e 5 de novembro, o maior encontro técnico de debate sobre a infraestrutura do transporte marítimo e hidroviário no Brasil, o Portos e Costas 2019. O evento abordará os principais temas relacionados à implantação e operação de uma estrutura aquaviária no país. Aberto ao público, o Portos e Costas é uma oportunidade para quem gostaria de conhecer sobre o ramo e para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e fortalecer o networking. As inscrições estão abertas em www.portosecostas.com.br


Um alerta aos pais O uso intensivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes está causando um aumento significativo no número de casos de miopia, doença caracterizada pela dificuldade de enxergar a partir de certa distância, popularmente conhecida como "vista curta". A informação vem de um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O assunto preocupa a Associação Catarinense de Oftalmologia (SCO). 


Miopia infantil De acordo com o presidente da entidade, João Artur Etz Jr, "a miopia piora com o avançar dos anos. Em casos mais graves, pode gerar riscos como glaucoma e descolamento de retina". A Associação tem feito um trabalho de conscientização em várias regiões do estado, orientando instituições públicas e distribuindo uma cartilha explicativa sobre os principais males que prejudicam a saúde dos olhos. O material está disponível no site da entidade.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br