congresso adjori/sc 2018

Painel provoca donos de jornais sobre novas oportunidades e negócios

09 Junho 2018 16:30:00

Dica aos proprietários é descobrir como destruir o próprio jornal. Depois, como reinventá-lo, diz professor

Robson Ribeiro/Correio Otaciliense
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos

A programação da tarde de sábado (9) no 46º Congresso Adjori de Jornalismo é voltada aos donos de jornais. O painel 'Cenários e estratégias de negócios' busca uma reflexão do momento em que os jornais impressos ultrapssam e um estimulo para a criação de novas oportunidades. 

Os professores Fábio Zabot Houlthausen e Luciana Flor, da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec) da Unisul e setor de comunicação da mesmo universadade, coordenam os trabalhos.

Ao longo da tarde várias atividades baseadas em uma metodologia de cocriação de novos negócios e estratégias em ciência, tecnologia e inovação, devem ser desenvolvidas.

Para estreitar o relacionamento entre os profissionais, os professores formaram grupos para a realização dos exercícios. "Primeiro eles definem um desejo. Ai ao longo das atividades vamos fazendo uma reflexão para observar se o desejo se mantém ou alterou. Assim passam a surgir metas. Quem cria são eles, nós apenas damos um suporte. A intenção é despertar nossos projetos", pondera a professora Luciana.

Para o professor Fábio é importante se preparar para acompanhar as mudanças, inovações e tendências de mercado. "A ideia é refletir com o pessoal dos jornais sobre essas questões, e partir disso trazer ideias e oportunidades que possam ser aproveitadas pela Adjori e pelos veículos", anota Zabot. 


Edu Santos/Rosane Moura Eventos

Ele disse ainda que a chegada das novas mídias impactaram todas as empresas jornalísticas. Porém, de acordo com o professor, cabe aos veículos enxergarem o cenário como uma oportunidade e não como crise. "Essa é a questão em cheque. Se enxegar o cenário como crise o caminho é um, se enxgergar como oportunidade o caminho é outro. A dica que eu deixo aos proprietários dos jornais é: olhem para o seu produto e veja como destruí-lo. PA dica que eu deixo aos proprietários dos jornais é: olhem para o seu produto e veja como destruí-lo. Por que alguém vai destruir. Então é importante que eles mesmo criem as oportunidades de destruírem o seu próprio produto, pois com certeza terão um negócio novo à frente. Essa é a curva da inovação, a medida que começa a decair é preciso inovar para ter o surgimento de um novo produto e uma nova perspectiva de vida útil e prosperidade para o negócio", concluiu.

O 46º Congresso da Adjori/SC e 19º Prêmio Adjori de Jornalismo tem o patrocínio do Sicredi e da Engie.

Imagens

Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br