47º Congresso Estadual da Adjori/SC

O grande formador de opinião ainda é o jornal, diz Kalil

Vice-presidente da ADI/SC ministrou palestra durante 47º Congresso Estadual da Adjori/SC

Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos

Na manhã deste sábado (17), o vice-presidente de gestão e finanças da Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC), Adriano da Fonseca Kalil Escada, ministrou palestra durante o 47º Congresso Estadual da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC). O tema da apresentação foi a parceria editorial da ADI/SC com a Adjori/SC na cobertura de pautas estaduais e a integração das redações das entidades. 

Para Kalil, o grande desafio do século XXI é fazer com que os jornais saiam do "modelo antigo". Ele apresentou um panorama da leitura de jornais impressos e online no mundo todo, que mostra que o Brasil está muito abaixo da média global. "Nós continuamos analógicos, e o mundo está cada vez mais digital. Como vamos fazer para se reinventar diante da nova tecnologia?", disse. 

Os números mostram queda de circulação de grandes jornais do país, que, ao longo dos últimos anos, tiveram redução de até 30% no volume de exemplares circulando. O cenário mostra um crescimento do ambiente online e digital para a divulgação de notícias. Kalil diz que o mundo de hoje "não é um mundo de dedo sujo de tinta, de cheiro forte".

Segundo ele, uma resposta a esse problema é a valorização da informação local. "Nós estamos buscando fortalecer o meio jornal por meio de parceria editorial. Qual é o nosso negócio? É ser relevante para a comunidade", disse. "A marca do jornal é o maior patrimônio", afirmou.



Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos/


O grande potencial é mostrar para as entidades, poder privado e poder público, a capacidade dos veículos regionais de chegar à comunidade, mais próximo da realidade do leitor, com capilaridade e circulação. Para isso, é necessária união e integração dos veículos, diz. "Sozinho a gente é forte, mas juntos somos mais fortes", concluiu.

O 47º Congresso Estadual da Adjori/SC segue com programação na tarde deste sábado, com apresentação de cases. À noite, será realizada a entrega dos troféus do 20º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo.

O 20º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo tem patrocínio do Sicredi, incentivo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), apoio da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e apoio da grife Cereja Rosa.

Confira a programação completa do 47º Congresso Estadual da Adjori/SC


Imagens





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br