congresso adjori/sc 2018

Lideranças do setor público e do setor produtivo discutem o futuro de Santa Catarina

09 Junho 2018 14:07:00

Presidentes da Fiesc, Fecomércio-SC, FCDL/SC, Faesc, vice-presidente da Fecam e presidente da Adjori/SC assinaram documento para firmar compromisso com o planejamento do Estado para os próximos 30 anos

Kalyane Alves/ Renata Westphal /A Semana
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul

Na manhã deste sábado (9), aconteceu, durante o 46º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), a mesa-redonda "Para onde caminha Santa Catarina?" com os presidentes da Adjori/SC, da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL/SC), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sanata Catarina (Faesc) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), mediados pelo professor Laudelino José Sardá, da Unisul.

O objetivo da mesa-redonda é integrar universidades, lideranças empresariais, comerciais e industriais catarinenses, além da representação dos gestores do executivo municipal, em torno de uma causa concreta: a busca de soluções coletivas, justamente às vésperas das eleições, sem bandeira partidária, em torno de propostas comuns aos 295 municípios catarinenses. A proposta foi elaborada em conjunto com a Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação (Agetec) da Unisul. 

No discurso que iniciou o evento, Miguel Ângelo Gobbi, presidente da Adjori/SC, destacou a força dos jornais do interior de Santa Catarina, considerando que Florianópolis é a única capital que não concentra a maior população do Estado e nem lidera o ranking da economia. "O Estado requer uma reforma, não intervenção ou revolução, e sim um modelo moderno de planejamento", afirmou.

A vice-presidente da Fecam e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, ressaltou que o país passa por um momento difícil em áreas econômicas e políticas. "A atenção deve ser redobrada nos municípios, pois é ali que a vida e as relações acontecem. A Gestão Pública precisa reestruturar alguns processos, como o pacto federativo e a distribuição de recursos", pontuou. Para ela, o futuro do Estado depende da participação ativa da comunidade nas ações políticas.

O setor varejista, foi exposto pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, e, de acordo com ele, o tema necessita ser discutido com todas as classes para se obter o resultado esperado. "Há ações que requerem avanços. O varejo é uma área dinâmica que reage rápido em situações adversas. Vejo que precisamos chamar a responsabilidade para todos os setores. Estamos carentes nas áreas políticas, fiscais e de infraestrutura", salientou.

Na área de agricultura, o principal pedido é a melhoria da infraestrutura das estradas, pois são através delas que os insumos percorrem no Estado. "Santa Catarina deve viabilizar melhores condições de transporte para que as cidades permaneçam abastecidas", frisou o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Conforme ele, só assim, a referência do Estado permanecerá em âmbito nacional e internacional.

Durante o evento, Glauco José Côrte, presidente da Fiesc, destacou o crescimento nos setores de agricultura e transporte em Santa Catarina e também a importância da formação da nova geração que, no futuro, atuará em profissões que ainda são desconhecidas, já que a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente.

O presidente da Fecomércio-SC Bruno Breithaupt, ressalltou que Santa Catarina é destaque no setor comerciário no Brasil, mas o setor ainda passa por uma crise e busca formas de poder driblar o momento difícil.

Ao final do evento, todos os representantes assinaram um documento que será entregue à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), subscrevendo o que se espera para o Estado nos próximos 30 anos.

O 46º Congresso da Adjori/SC e 19º Prêmio Adjori de Jornalismo tem o patrocínio do Sicredi e da Engie.

Imagens

Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Daniela Kuodrek/A Semana
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Edu Santos/Rosane Moura Eventos
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul
Foto: Kaulay Magnum/Jornal Nortesul





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br