47º Congresso Estadual da Adjori/SC

Congresso Estadual da Adjori/SC discute inovação em diferentes plataformas

Programação da tarde deste sábado (17) discutiu a presença dos jornais no impresso, no online, e em aplicativos para smartphones

Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos

A tarde de sábado (17) do 47º Congresso Estadual da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) foi marcada pelo intenso debate sobre inovação em diferentes plataformas. A programação do evento trouxe três cases de jornais associados que tiveram sucesso em práticas inovadoras em diferentes meios de informação. 

O 20º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo tem patrocínio do Sicredi, incentivo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), apoio da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e apoio da grife Cereja Rosa.

No início da tarde, o diretor do Jornal Imagem, de São Miguel do Oeste, Euclides Staub, palestrou sobre 'Como agregar valor ao jornal impresso'. Ele apresentou o case do veículo sobre publicação de livros destinados a escolas, bibliotecas, poder público e poder privado. 

Segundo ele, a prática de conteúdo, pesquisa e apuração são fundamentais para a elaboração de uma boa publicação. Além disso, deixou como dica o resgate da história da população e dos municípios, a fim de contar a trajetória de ocupação, colonização e cultura dos povos. 

Staub: agregar valor com apuração e pesquisa. Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos


O vice-presidente da Adjori/SC e diretor do Jornal Nortesul, de Passo de Torres, Valmoci Jesus de Souza, ministrou apresentação sobre a presença do veículo no aplicativo Whatsapp. Sob o tema 'O Jornal em outras plataformas', Valmoci falou sobre a experiência do Nortesul na divulgação e circulação online.

Segundo ele, a atuação em rede permitiu o aumento do número de cliques no site do veículo, e consequente porta aberta para vendas de anúncios. "Hoje, os leitores do Nortesul tem o Jornal na palma da mão", afirmou, frisando a importância de se aproximar dos leitores.



Valmoci: Levar a notícia até a palma da mão do leitor. Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos



Na sequência, foi a vez do gestor executivo do Jornal Nosso Bairro e portal Agora Joinville, de Joinville, Jacson Carvalho de Souza, apresentar o case 'Como rentabilizar o online'. Ele apresentou as práticas de sucesso que fizeram com que o veículo fizesse a migração completa do jornal impresso para o site, o que aconteceu em definitivo no primeiro semestre de 2019.

Jacson elaborou um plano de negócios a longo prazo e trouxe os anunciantes do impresso. "Para o site dar certo, é preciso conteúdo", avisa. Para isso, preparou a equipe e investiu em novos meios para agregar valor ao portal. Hoje, o jornal existe apenas no ambiente online. 



Jacson: Conteúdo é essencial para dar certo. Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos


Os associados também contaram com a apresentação 'Dicas de vencedor', com a diretora institucional da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Rita Lombardi. Após explicação geral sobre o funcionamento do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, ela discutiu questões de estratégias e planejamento para buscar um troféu Pena de Ouro.

É fundamental pensar no conteúdo com antecedência, disse Rita. Além disso, destacou também práticas como valorização da equipe, participação em todas as categorias, e exploração de conteúdos relevantes para se tornar um 'vencedor'.




Rita: É preciso pensar com antecedência. Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos


Pela manhã, o evento contou com palestra do vice-presidente da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC), Adriano da Fonseca Kalil Escada, que falou sobre o cenário de comunicação em SC e no mundo. 

Na noite deste sábado, serão conhecidos os vencedores do 20º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo. Consagrado como maior concurso da imprensa de Santa Catarina, teve em 2019 mais de 250 trabalhos avaliados por 51 jurados. São 36 jornais associados na disputa em 16 categorias. Além da premiação de jornais, agências e publicidade e pesquisadores recebem reconhecimento. 

Confira a programação completa do 47º Congresso Estadual da Adjori/SC





Imagens





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br