2018

Congresso Adjori/SC na agenda da comunicação catarinense

11 Maio 2018 16:38:00

Evento reúne associados da entidade para debater temas ligados ao setor e premiar os melhores do Jornalismo

Foto: Agência Adjori/SC

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) prepara-se para realizar mais uma edição do Congresso estadual da entidade e também do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, troféu Luiz Henrique da Silveira. Ambos acontecerão no Sesc Cacupé, em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de junho. 

O Congresso, que está em sua 46ª edição, é costumeiramente prestigiado por personalidades públicas e da iniciativa privada. Também é um momento em que os jornais associados trocam informações e compartilham experiências exitosas em seus veículos e cidades de abrangência. Além disso, existe ainda uma pauta voltada à capacitação dos participantes, colocando em evidência assuntos atuais e de relevância para os jornais.

A programação do Congresso prevê a participação das maiores entidades representativas de Santa Catarina, abordando questões relacionadas aos setores econômico e político no Estado. Também serão debatidos temas como estratégias de negócios, mercado financeiro e mídias digitais aliadas ao jornalismo impresso. A construção da agenda de atividades está sendo realizada em parceria com a Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec), da Unisul.

Os melhores do Jornalismo

Já o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira, está neste ano na sua 19ª edição. Em 18 anos de premiação, cerca de 4,5 mil trabalhos foram analisados por profissionais do meio acadêmico e também do mercado, e está consagrado como o maior concurso jornalístico de Santa Catarina e um dos maiores do país.

Em 2018, 34 jornais, de diferentes regiões do Estado, disputam premiação nas categorias: Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade e Área Acadêmica. Foram inscritos cerca de 310 trabalhos, que estão sendo avaliados por aproximadamente 50 jurados, especialistas em suas áreas de atuação.

No Jornalismo Impresso, valem troféus os melhores trabalhos nos quesitos: Apresentação Gráfica, Caderno Temático; Charge; Coluna ou Crônica; Editorial; Fotografia; Reportagem Livre e Reportagem Pautada. O quesito Conjunto da Obra não vale troféu, mas a pontuação obtida pelo jornal tem grande importância para a definição dos três primeiros colocados, que disputam o Pena de Ouro, o Pena de Prata e o Pena de Bronze, da categoria Jornalismo Impresso.

Na Publicidade, os quesitos agraciados com troféus são: Anúncio de Equipe e Campanha de Equipe, Anúncio de Agência e Campanha de Agência. Nesses dois últimos, além do jornal, a agência também é premiada. O jornal com o melhor desempenho na categoria leva o Pena de Ouro. O segundo e o terceiro garantem, respectivamente, o Prata e o Bronze.

Reformulada na edição de 2017, a categoria Jornalismo On-line tem dois quesitos valendo troféu: Site e Reportagem multimídia. Também aqui, a pontuação define a conquista do Ouro, da Prata e do Bronze do Jornalismo On-line.

A categoria Área Acadêmica continua premiando projetos especiais, monografias, dissertações ou teses sobre área de Comunicação - mídia impressa, eletrônica ou on-line - elaborados por acadêmicos de graduação ou pós-graduação, ligados a jornais associados ou não.

Menções honrosas - os finalistas de todos os quesitos, das quatro categorias, recebem menção honrosa.

A revelação dos vencedores e entrega de troféus ocorre em noite de gala no dia 9 de junho, a partir das 20 horas, no SESC Cacupé, em Florianópolis, habitualmente prestigiada por personalidades do meio político, empresarial e acadêmico.

O 46º Congresso da Adjori/SC e o 19º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - Troféu Luiz Henrique da Silveira - é uma realização da Adjori/SC com patrocínio de Sicredi e Engie.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br