G.Florianópolis

Trajetória da soprano Rute Gleber será contada em biografia

Lançamento acontece na próxima terça-feira (3), no Palácio Cruz e Souza

Foto: Amanda Rosa/Foco e Clicks

A soprano Rute Gleber terá os seus 50 anos de carreira como professora de canto, solista e maestrina contados na biografia "Uma vida em Tom Maior", escrita pela autora Ana Lavratti. O evento de lançamento do livro acontece com uma sessão de autógrafos na próxima terça-feira (3), no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.

Ao longo de sua trajetória, a musicista já recebeu dezenas de prêmios e homenagens, como a medalha Antonieta de Barros e os títulos de Cidadã Honorária de Florianópolis e de Santa Catarina. Rute realizou apresentações para chefes de Estado e promoveu o tradicional espetáculo Vozes da Primavera, que teve apresentações em Florianópolis durante 11 anos.

A cantora também integra a Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) e em 2004, foi homenageada pela escola de samba Protegidos da Princesa como enredo do desfile de Carnaval.

"O que mais me motivou a eternizar estas memórias foi a vontade de contar minha história colaborativa com Florianópolis, para que as próximas gerações tivessem esta referência de grandes parcerias, e também para honrar quem veio antes, aqueles que com trabalho abnegado abriram o caminho para que eu provasse uma vida em tom maior", afirmou Rute.

O livro conta ao longo de 120 páginas, histórias que abordam desde o seu auge nos palcos até a formação de alunos, além de passagens sobre as dificuldades encontradas ao longo da carreira. Aos 77 anos, Rute se mantém ativa e contribui com projetos culturais e sociais. 

"Mais do que guardar os melhores momentos sob o zelo da memória, a Rute sempre arquivou os programas dos espetáculos, as fotos e notícias destacadas em jornais, permitindo que este livro componha um precioso mosaico da evolução do canto lírico em Santa Catarina", destacou a autora da biografia, Ana Lavratti.

mais sobre:

Geral Cultura




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br