kcws

Tecnologia, sustentabilidade e Inovação para transformar cidades

Soluções inteligentes serão apresentadas no 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS)

Veículos elétricos, programas de hortas orgânicas e coletivas, monitoramento das áreas de risco com câmeras de reconhecimento facial, aplicativos com conexão direta com a prefeitura para o cidadão informar problemas e receber retorno, Wi-Fi público e de qualidade para a população, imobiliária virtual que dispensa a intermediação do corretor, utilização de aplicativos como o Waze para planejar a mobilidade urbana e até um parque industrial e tecnológico inteiro aberto a testes de todas as tecnologias para smart cities. Estas são algumas das soluções inteligentes que estão sendo estudadas e implantadas para tornar as cidades melhores, mais humanas e sustentáveis para viver, trabalhar e se divertir. 

Este assunto será tema do 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), evento promovido pelo Sistema Fecomércio/SC Sesc|Senac, com a correalização do Sebrae/SC e que vai reunir, pela primeira vez no Brasil, a cúpula mundial das cidades do conhecimento. No total, 36 especialistas de renome nacional e internacional estarão em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Sesc Cacupé, travando intensas discussões sobre como utilizar melhor a inovação e a tecnologia disponíveis, como dados abertos, plataformas digitais, inteligência artificial e o Big Data para transformar o local onde moramos em modelos de desenvolvimento baseados no conhecimento. 

Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com debates sobre modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

"O conceito de cidades do conhecimento trabalha com a tecnologia e a inovação como meio para promover a qualidade de vida das pessoas. Quando falamos de sustentabilidade utilizamos o conceito da ONU e os três pilares: desenvolvimento social, econômico e proteção ambiental", comenta a presidente Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques. As inscrições estão abertas.  





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br