Sesc realiza Mostra de Cinema Akira Kurosawa em sete cidades catarinenses

10 Fevereiro 2017 18:24:00

As sessões gratuitas ocorrem nos teatros do Sesc em Florianópolis (Prainha), Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó e no Cine Teatro Mussi em Laguna

De 14 a 19 de fevereiro, o Sesc em Santa Catarina, entidade da Fecomércio, realiza a Mostra de Cinema Akira Kurosawa, nos teatros de sete Unidades da Instituição: Florianópolis (Prainha), Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó e no Cine Teatro Mussi em Laguna, com entrada gratuita. Serão exibidas obras relevantes da trajetória do cineasta japonês, considerado um dos mais importantes e influentes da história do cinema. Com uma carreira de 50 anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes e ganhou diversos prêmios, entre eles uma Palma de Ouro em Cannes, com "Kagemusha, a Sombra de um Samurai", em 1980, e um Oscar em 1990 pelo conjunto da obra, que influenciou uma grande geração de diretores do mundo todo. 

Estarão em cartaz os filmes: "Trono manchado de sangue" (1957), "A Fortaleza Escondida" (1958), "Rashomon" (1950), "Yojimbo" (1961), "Sanjuro" (1962) e "Os Sete Samurais" (1954). Os ingressos gratuitos devem ser retirados com 01 hora de antecedência no local do evento.

Na ocasião, serão distribuídos gratuitamente o catálogo ilustrado "Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal". Na publicação, a obra do diretor japonês é abordada a partir de sua relação histórica com as tradições culturais do Japão.

Os horários das sessões em cada Unidade podem ser consultados em: http://ww2.sesc-sc.com.br/projeto/154

14/02 (terça-feira): "Trono Manchado de Sangue"

[1957 / Ação; Drama / 110min / Classificação etária: 14 anos]

Sinopse: Baseado na obra Macbeth, de Shakespeare, conta a história de dois samurais que, durante uma missão, têm uma visão sobre uma velha senhora no meio da floresta. Ela profetiza um ambicioso futuro, o que faz com que os samurais fiquem com isso na cabeça e, inconscientemente, comecem a agir para que ele se torne realidade.

15/02 (quarta-feira): "A Fortaleza Escondida"

[1958 / Ação; Aventura; Comédia / 139min / Classificação etária: 14 anos]

Sinopse: Durante o Japão do século XVI, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo a caminho de casa. Em sua viagem cruzam dois fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal. Principal inspiração de George Lucas para "Star Wars", esta obra prima de Kurosawa combina humor, drama e muita ação.

16/02 (quinta-feira): "Yojimbo"

[1961 / Drama / 112min / Classificação etária: 14 anos]

Sinopse: No Japão do século XIX, Sanjuro, um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke, filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade.

17/02 (sexta-feira): "Sanjuro"

[ 1962 / Aventura / 95 min. Classificação etária: 14 anos]

Sinopse: O samurai Sanjuro une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

18/02 (sábado): "Rashomon"

[1950, Drama; Mistério; Policial / 88min / Classificação etária: 14 anos]

Sinopse: Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o assassinato de um samurai e o abuso de sua esposa.

19/02 (domingo): "Os Sete Samurais"

[1954, Drama; Ação / 207min / Classificação etária: Livre]

Sinopse: No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por uma das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação.

logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br