Qualificação

Senar/SC promove cursos gratuitos para produtores rurais

04 Dezembro 2018 15:01:00

Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (clique aqui) com especificação de carga horária, local e data de realização.

O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi, explica que os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas em todo o território de Santa Catarina. "No mês de dezembro serão 255 cursos que beneficiarão aproximadamente 4.100 profissionais do meio rural", destaca.

"O Senar/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. Acreditamos que a educação é transformadora e o acesso a qualificações profissionaliza a atuação do dia a dia nas propriedades refletindo, assim, em melhoria e aumento da produção, crescimento na rentabilidade e, consequentemente, melhor qualidade de vida", reforça o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo.

Cursos em dezembro

No Norte ocorre nos dias 05 e 06 a qualificação em jardineiro no município de Porto União. O treinamento em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos está programado para o período de 05 a 07 em Araquari. O município de Campo Alegre recebe nos dias 10 e 11 a capacitação em turismo rural - utilização dos recursos naturais. Nos mesmos dias Monte Castelo terá o curso de cultivo protegido de hortaliças. 

Para a região do Vale do Itajaí está previsto no período de 07 a 10 o treinamento em cultivo de plantas medicinais em Guaramirim. A capacitação em emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) ocorrerá no dia 10 em Massaranduba. No período de 10 a 14 o município de Rio do Sul terá o curso de rédeas. O município de Ituporanga receberá no período de 10 a 13 a qualificação em artesanato com pintura. Nos dias 13 e 14 a capacitação em cultivo de plantas medicinais será realizada em Agrolândia.

Entre os treinamentos previstos para a região Sul está o de culinária de peixes e frutos do mar nos dias 05 e 06 em Jaguaruna. Nos dias 10 e 11 as qualificações em processamento de carne de frango e comercialização na propriedade rural serão desenvolvidas, respectivamente, em Forquilhinha e Santo Amaro da Imperatriz. O município de Balneário Arroio do Silva terá no dia 11 o curso de fluxo de caixa da atividade rural. A capacitação em derivados do leite ocorrerá em São Bonifácio no período de 12 a 13.

Para a Serra Catarinense está prevista a capacitação em produção caseira de massas para congelamento nos dias 06 e 07 em Cerro Negro. O treinamento em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será desenvolvido em Bom Jardim da Serra no período de 06 a 10. O curso de criação de abelha rainha será promovido em Alfredo Wagner nos dias 10 e 11. O município de Painel terá no período de 10 a 12 a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos. Nos dias 12 e 13 ocorre em São Joaquim o treinamento em olericultura orgânica.

Na região do Meio Oeste o curso de saúde preventiva para jovens do meio rural será realizado em Erval Velho no dia 10. O município de Joaçaba receberá no período de 10 a 12 a capacitação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. No período de 10 a 13 ocorre em Água Doce o treinamento em inseminação artificial em bovinos. A qualificação em criação de abelha rainha está prevista para os dias 11 e 12 em Vargem. Nos dias 17 e 18 o município de Luzerna terá o curso de processamento de carne suína.

Entre os treinamentos da região Oeste está o de saúde preventiva para jovens do meio rural no dia 06. O município de Arabutã terá nos dias 06 e 07 a capacitação em meliponicultura. No período de 06 a 10 ocorre em Xaxim o treinamento em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. Nos dias 11 e 12 Ponte Serrada terá a qualificação em processamento de carne de frango. O treinamento em produção caseira de pães e biscoitos será realizado em Formosa do Sul de 12 a 14.

Para o Extremo Oeste está programada a qualificação em prevenção de doenças crônicas no dia 05 em Dionísio Cerqueira. Nos dias 11 e 12 ocorre, respectivamente os cursos de inclusão digital rural - informática básica 2 e tratamento de madeira em Riqueza e Itapiranga. O município de Guarujá do Sul terá nos dias 12 e 13 a capacitação em jardineiro. No período de 14 a 18 ocorre em Pinhalzinho o curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br