fomento

SC é o primeiro estado do país a acessar recursos do Inovacred 4.0

Quatro empresas catarinenses são as primeiras do país a acessar recursos do Inovacred 4.0. As operações de crédito estão sendo realizadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo  Sul (BRDE)  e chegam "em um momento de retomada da economia e um interesse cada vez maior em investimentos em inovação", acredita o presidente do Banco, Marcelo Haendchen Dutra. 

Segundo ele, o trabalho para viabilizar estas operações "comprova a qualidade técnica da equipe do BRDE" e o alinhamento com a diretriz do governo Carlos Moisés da Silva, de suporte prioritário às políticas na área de inovação.

O programa de crédito lançado em setembro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) conta com R$ 200 milhões para a ajudar empresas brasileiras a ingressar, de fato,  na Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. O conceito de Indústria 4.0 compreende o uso das mais variadas tecnologias para descentralizar processos, aumentar a produtividade e diminuir custos de produção. 

Na prática, combina o emprego de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), Big Data, computação em nuvem e robótica avançada para permitir que áreas específicas de produção, ou até fábricas inteiras, possam operar ou "tomar decisões" sem interferência humana.

Para obter o financiamento para esta atualização tecnológica, indústrias interessadas precisam de um plano de digitalização desenvolvido por empresa integradora credenciada previamente pela Finep.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br