g. florianópolis

Ponte Hercílio Luz é reinaugurada em Florianópolis

Após 13 anos de obras, rompimento de contratos, CPI e quase R$ 700 milhões, estrutura está novamente aberta à população

Foto: Murici Balbinot
Desfile de cerca de 150 carros antigos deu a largada para utilização da pista

A Ponte Hercílio Luz foi reaberta para a população na manhã desta segunda-feira (30), em Florianópolis, após 13 anos de reforma. Para celebrar a reinauguração, haverá uma programação de sete dias de apresentações artísticas, food trucks, esportes radicais, e corrida de rua. Apesar do sol forte, milhares de pessoas assistiram a cerimônia na cabeceira insular da Ponte. 

A solenidade iniciou às 9h30, com entrevista do governador Carlos Moisés da Silva para a imprensa. Na sequência, Moisés subiu ao palco, junto a outras autoridades, para anunciar a abertura oficial, após 28 anos de interdição. Antes da pista ser aberta definitivamente para pedestres e ciclistas, houve um desfile de carros antigos, puxado por um Fusca marrom pelo governador.

"Em apenas um ano de gestão concluímos os 30% da obra que faltavam", disse Moisés. Ele ainda reiterou que o governo conseguiu cumprir o prazo de 30 de dezembro para inauguração. "A Ponte não é do governo Moisés, nem dos governadores anteriores, é da população de Santa Catarina", afirmou.

Apesar do ato, a Ponte segue com intervenções até março. Serão finalizadas as obras de iluminação, sinalização e pintura, além da retirada da estrutura provisória de sustentação. Durante esse período, a pista será utilizada exclusivamente pelo transporte público da Grande Florianópolis, além de passarelas laterais para pedestres e ciclistas. A expectativa é de que o novo acesso, em pista simples nos dois sentidos, desafogue o fluxo nas outras duas pontes.  

"A Ponte é de todos os catarinenses, aqueles que são pagadores de impostos. Quero parabenizar também os trabalhadores que atuaram nas obras", disse o prefeito da Capital, Gean Loureiro. A Prefeitura de Florianópolis realizou melhorias no entorno, em jardins, em reformas das vias de acesso e sinalização. 





Imagens





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br