Educação

Plano apresentado por SC não confirma data para retorno das aulas presenciais

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Nesta quarta-feira (9), o governo do Estado apresentou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), que tem objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno das atividades presenciais. 

De acordo com uma portaria publicada pelo governo do Estado, as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 12 de outubro, porém ainda não há uma data determinada para o retorno das atividades nas escolas. A data para o retorno só será comunicada quando as informações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde indicarem condições favoráveis para a volta das aulas.

"As aulas só retornarão quando a Secretaria de Saúde confirmar que as condições sanitárias no Estado em relação à Covid permitam a retomada com segurança", destacou secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Segundo o PlanCon, o retorno irá acontecer com atividades de reforço pedagógico, e não com as aulas normais como ocorriam no período antes da pandemia. Nesta primeira etapa, o retorno será opcional e começará pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo.

"Nós teremos nas escolas professores por área do conhecimento para tirar as dúvidas e reforçar todo aquele conteúdo que foi trabalhado nas atividades não presenciais. Assim, teremos menor quantidade de alunos nas unidades escolares, o que nos ajuda a cumprir os protocolos de distanciamento social", completou Uggioni.

Com o PlanCon apresentado para as redes estadual e municipais, o governo do Estado inicia agora a fase de preparação de formadores para auxiliar na elaboração dos planos de contingência das escolas. O objetivo é preparar os profissionais e a estrutura física das instituições para que o retorno possa ocorrer de forma segura.

As capacitações de formadores serão realizadas regionalmente de acordo com as 16 regionais da Saúde de Santa Catarina. Para o secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, o PlanCon é uma medida essencial para proporcionar uma retomada mais segura, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais da educação e familiares. 

"Os materiais que estão sendo entregues aumentam a segurança das instituições envolvidas e ampliam a preparação das regionais, unidades municipais e escolares para planejarem o retorno, para quando for possível, estabelecer seus protocolos e planos de ação", ressaltou.

Para a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), deputada Luciane Carminatti (PT), o retorno das aulas presenciais não deveria acontecer em 2020.

"Vejo com muita preocupação se pensar no retorno presencial tão logo ou ainda neste ano. Vamos correr o risco para que, se estamos tão perto do fim do ano letivo? É razoável que coloquemos em risco estudantes, familiares e profissionais da educação? Sabemos que o retorno só será mesmo seguro quando tivermos uma vacina", destacou Carminatti.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br