covid-19

Número de pacientes com Coronavírus em SC sobe para cinco

Secretaria de Saúde registrou dois novos casos em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis

Foto: Murici Balbinot
Reunião do Executivo na manhã deste sábado definiu ações de enfrentamento para os próximos dias

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou neste sábado (14) que o número de pacientes com Coronavírus em Santa Catarina subiu para cinco. Os dois novos casos foram registrados em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. Os pacientes são um homem de 65 anos e uma mulher de 59. Os dois voltaram de viagem internacional e estão em isolamento domiciliar.

Com os dois novos casos, Santa Catarina registra agora cinco confirmações. Além dos dois pacientes em Rancho Queimado, a Secretaria já havia confirmado dois casos em Florianópolis e um em Joinville. Todos foram importados, diferente do que a Secretaria havia informado num primeiro momento*. 

"Importante agora não é tentar identificar o paciente, tentar saber quem é. O importante é que as ações de Estado que são voltadas à saúde pública direcionam-se para desencadear ações previstas no plano de contingência e obviamente analisar o cenário atual, que é mutável", disse o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino. 

Algumas ações estão previstas para evitar contato social. "O Estado suspendeu todos os eventos públicos. Não vamos interferir nos eventos privados que tenham aglomeração por enquanto, mas não recomendamos a participação, principalmente de pessoas do grupo de risco, como idosos", afirmou o governador Carlos Moisés da Silva. 


Diagnóstico local

Os dois casos de Rancho Queimado foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Estado. Segundo a Secretaria, todos os casos suspeitos desde quinta-feira (12) estão sendo analisados em Florianópolis, o que agiliza o processo. Antes disso, as amostras eram enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. 

Até agora, em números atualizados na manhã deste sábado (14), são cinco casos confirmados, 85 suspeitos, sendo que destes, 39 já foram descartados. 

Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde 500 kits para realizar o teste de Coronavírus. O órgão federal está adquirindo mais unidades para distribuir aos estados. Para Zeferino, o número é suficiente para a atual demanda.  


Panorama

-Suspensão de todos os eventos públicos no âmbito do governo do Estado. 

-As aulas nas escolas estaduais continuam normalmente. A Secretária de Educação vai promover ações no sentido de disseminar informações por meio dos estudantes, além de reforçar as escolas com equipamentos de proteção, como álcool gel. 

-Estão proibidas visitas íntimas nos presídios, assim como escoltas interestaduais no âmbito do sistema prisional. 

-Os servidores estão sendo estimulados a realizarem trabalho remoto. Também foram suspensas viagens nacionais e internacionais de servidores para qualificação, eventos etc. 

-O Executivo vai manter contato com os outros poderes e órgãos, como o Legislativo, Ministério Público, Fecam, para compartilhar medidas tomadas a nível de Estado. 

-A Secretaria de Saúde está medicando os pacientes com covid-19 com os mesmos remédios utilizados para H1N1. Além disso, o secretário reafirmou que mais de 80% dos casos terão tratamento domiciliar.

-O Ministério da Saúde disponibilizou o número de telefone 136 para pessoas que estiverem com sintomas informarem o poder público e serem orientadas de acordo com a gravidade do caso.  



*A matéria original foi atualizada depois do erro informado pela Secretaria de Saúde. Não há contágio local, como informado inicialmente


Imagens

Foto: Murici Balbinot
Foto: Murici Balbinot
Foto: Murici Balbinot
Reunião do Executivo na manhã deste sábado definiu ações de enfrentamento para os próximos dias

logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br