Municípios catarinenses recebem incentivos para assistência farmacêutica

08 Fevereiro 2018 15:12:00

Recursos devem ser aplicados para melhorar a organização dos estoques de medicamentos

Foto: Agência Brasil

Em Santa Catarina, 22 novos municípios receberão incentivo financeiro do Ministério da Saúde para aperfeiçoar a qualidade e a estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde. O objetivo é dar mais agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos.

O repasse de aproximadamente R$ 881,9 mil faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS). A destinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de fevereiro. 

Confira abaixo a lista das cidades contempladas com os recursos

Uso da verba

O QUALIFAR-SUS está organizado em quatro eixos: estrutura, educação, informação e cuidado. O programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário. Atualmente, o programa possui 2.211 municípios habilitados nas cinco regiões do país, que já receberam o recurso no momento da adesão. Em dezembro de 2017, o Ministério da Saúde liberou mais R$ 11 milhões para outros 327 municípios do país para estruturação do Qualifar-SUS.

A ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização é um dos principais objetivos do Ministério da Saúde. A estratégia de qualificar os serviços de saúde integra o conjunto de investimentos já realizados por meio do outros Projetos de Qualificação da Assistência Farmacêutica. 


logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br