Inovação

Missão da Fiesc em Israel busca fortalecer a inovação em SC

Industriais catarinenses visitaram diversas instituições israelitas

Foto: Divulgação/Fiesc
Industriais catarinenses visitaram a Associação das Indústrias Israelenses (MAI)

Uma comitiva de industriais catarinenses realizou uma missão em Israel, onde conheceram diversas entidades com o objetivo de encontrar referências para fortalecer a inovação em Santa Catarina. As atividades se iniciaram no sábado (26) e foram até segunda-feira (28). Entre os locais visitados, destacam-se o Instituto Volcani, principal instituição do país em pesquisa agrícola, o Instituto Weizmann, que se destaca mundialmente na pesquisa básica em ciências naturais e exatas e a Associação das Indústrias Israelenses (MAI), entidade que representa 90% das indústrias do país.

Israel tem uma economia baseada em uma indústria de alta tecnologia, softwares, turismo, registrando uma expansão do PIB de 3,3% no passado. O país está entre as economias que mais cresceu entre os participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Israel está se desenvolvendo rapidamente. É um país novo que não dispõe de riquezas naturais. Isso obrigou os israelenses a desenvolverem tecnologias para superar os desafios", afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. Ele lidera a comitiva, que também é integrada pelo diretor de inovação, José Eduardo Fiates, pelo diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, além de industriais, representantes do Sebrae, Acate, Fapesc e governo catarinense.

Aguiar destaca que há perspectiva de firmar convênio com o Instituto Weizmann para o ensino de matemática e física aos alunos do SESI-SC. "Vislumbramos a possibilidade de utilizar o conhecimento e a tecnologia deles no ensino destas disciplinas para melhorar o aprendizado dos nossos alunos", disse. Em Santa Catarina, SESI e SENAI vão ampliar em 2020 a oferta de ensino focada na abordagem STEAM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br