Norte

Jaraguá do Sul recebe etapa regional de torneio de robótica

No ano passado, equipe catarinense disputou etapa mundial da competição, em Houston (EUA)

Foto: Divulgação/Fiesc
Em outubro Jaraguá do Sul recebeu competição que serviu de preparação para a FLL

Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Jaraguá do Sul recebe a etapa regional da First Lego League (FLL), competição de robótica voltada para estudantes de nove a 16 anos. Em Santa Catarina participam do torneio 39 equipes de escolas públicas, privadas e da rede SESI SENAI, representando 23 municípios. Os melhores times desta etapa garantem vaga na disputa nacional, que será realizada em São Paulo, de 6 a 8 de março.

Um dos projetos que serão apresentados durante o torneio quer melhorar o uso das academias públicas. "Os equipamentos serão acessíveis às pessoas com deficiência e, ao usar, o cidadão gerará energia para a cidade. Em troca disso, ele receberá um abono no IPTU", explicam os estudantes de Concórdia.

Em Brusque, a equipe de robótica também desenvolve projeto voltado à inclusão. O objetivo é instalar em faixas de pedestres pontos auxiliares de travessia segura, que consistem em sensores acionados por deficientes visuais para alertar motoristas e pedestres.


O torneio

A FLL faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar. Em cada torneio os estudantes são avaliados em quatro categorias: desafio de robôs, design, projeto de pesquisa e profissionalismo. Desde 2013 o Sesi é o operador oficial do torneio no Brasil

No ano passado, a equipe Techmaker, do Sesi de Blumenau, participou da etapa mundial da competição, realizada em Houston (EUA). A equipe catarinense venceu a categoria de profissionalismo e ficou em 12º lugar no desafio de robôs. 



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br