g. florianópolis

Florianópolis tem dois casos confirmados de sarampo

Casos foram diagnosticados em pacientes provenientes de outros estados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 A Secretaria de Saúde de Florianópolis liberou, nesta quarta-feira (24), um novo boletim epidemiológico, que alerta para dois casos de sarampo confirmados nos últimos dias, na capital. Ambos os casos tratam-se de mulheres, uma de 30 anos, moradora de São Paulo; e a outra, 40 anos, moradora de Goiás. Também nos dois casos, as pacientes foram diagnosticadas enquanto passavam férias em Florianópolis.

Segundo a Secretaria, todas as medidas de controle estão sendo tomadas e há monitoramento do aparecimento de novos casos entre os contatos identificados

Apesar destes novos casos serem importados, já foi notificada a necessidade de atenção redobrada de todos os profissionais de saúde, especialmente neste período de férias, evitando o atraso na identificação de casos suspeitos, que poderia retardar as medidas de bloqueio e facilitar a transmissão do sarampo no município.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. Embora a maioria dos casos seja autolimitada, um em cada quatro casos necessita de hospitalização e pode deixar sequelas permanentes como: lesões cerebrais, cegueira e perda de audição. Mesmo havendo mecanismo de prevenção, através de vacinação, o sarampo foi responsável por aproximadamente 110 mil mortes no mundo em 2017. 

mais sobre:

Geral




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br