G. Florianópolis

Florianópolis recebe evento da Cúpula Mundial das Cidades

KCWS acontece entre os dias 4 e 7 de novembro. Evento debate inovação e sustentabilidade

Foto: Divulgação: KCWS
Evento debate soluções para problemas nas cidades

Começa na próxima segunda-feira (4) o 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), encontro que vai reunir em Florianópolis até o dia 7 de novembro alguns dos maiores especialistas em desenvolvimento de cidades do mundo. O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente desde 2008 e que pela primeira vez será realizado no Brasil.

Esta edição, que acontece no Hotel Sesc Cacupé, contará com a participação da academia, o governo, a sociedade e os empresários para debaterem como tornar o dia a dia das pessoas melhor e apresentar soluções para problemas históricos como inclusão social, mobilidade e preservação do meio ambiente.

"Uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda os municípios", afirma Jamile Sabatini Marques, coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC).

O KCWS é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), com correalização do Sebrae/SC e do World Capital Institute (WCI). Jamile explica que o tema da conferência deste ano "inovação e sustentabilidade na era do conhecimento" demonstra que a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando o desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU. 


Presidente da Fecomércio/SC acredita que evento é uma oportunidade para quem administra cidades/ Divulgação: KCWS

Após a cerimônia de abertura, marcada para segunda-feira às 9h, acontece a entrega do prêmio Most Admired Knowledge City para as quatro cidades do conhecimento mais admiradas do mundo. Florianópolis e Bento Gonçalves (RS) são as únicas cidades brasileiras indicadas ao prêmio e concorrem contra outras 13 cidades (ou cidades-regiões) espalhadas ao redor do mundo: Austin (Estados Unidos), Barcelona (Espanha), Boston (Estados Unidos), Ilhas Canárias (Espanha), Manchester (Inglaterra), Manizales (Colômbia), Melbourne (Austrália), Monterrey (México), Montreal (Canadá), Porto Rico (Estados Unidos), Singapura (Singapura), Tallin (Estônia) e Viena (Áustria).

A programação prevê oito plenárias, conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional. Também acontecerão palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

No encerramento do KCWS, acontece o tour da inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.

Para mais informações, realizar a inscrição ou consultar a programação, basta acessar o site do evento.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br