florianópolis

Fiesc recebe exposição de projetos inovadores

16 Maio 2019 16:15:00

Foto: Divulgação
"O Tecnova é mais um exemplo do cumprimento da missão da Fapesc ao viabilizar o aporte de recursos", disse presidente da Fapesc

Nesta sexta-feira (17), a partir as 14h, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) vai sediar uma exposição de produtos, processos e serviços resultados de investimentos no âmbito do Programa Tecnova, iniciativa operada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O evento tem o objetivo de mostrar à sociedade o que foi feito com recursos públicos a 53 micro e pequenas empresas. Entre elas está a Alkimat, empresa nascida na Grande Florianópolis que fez o protótipo de um equipamento de manufatura aditiva (impressora 3D). Cinco anos depois, seu proprietário, José Maria Mascheroni, abriu nova empresa em São Paulo para atender mercado local.

Outro case de sucesso é um processo voltado a desacelerar a degradação de frutas, por meio da nanotecnologia. O aditivo Nanoativo se mostrou eficaz não só na conservação de alimentos em ambientes industriais, como também em geladeiras de uso doméstico. Por trás da novidade está a empresa Nanoativa, de Florianópolis, que nasceu em 2012.

"O Tecnova é mais um exemplo do cumprimento da missão da Fapesc ao viabilizar o aporte de recursos do Estado de Santa Catarina em empresas catarinenses, gerando soluções de problemas e inovação para a sociedade catarinense", disse Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.

Ele e o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, secretário Lucas Esmeraldino, abrirão o evento. Por volta das 14h45, a palestrante Ligia Zotini vai abordar as Tecnologias para o Século XXI. Ela é pesquisadora e mestre em Global Talent Management pela PUC/SP.


mais sobre:

Fiesc Geral



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br