chapecó

Fiesc apresenta fontes de financiamento à inovação para empresas

10 Agosto 2018 08:00:00

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoveram o workshop "Diálogo para inovação - sua empresa melhor preparada para inovar e acessar recursos de fomento à inovação", nessa semana, em Chapecó. 

De acordo com o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, quanto mais organizada estiver a empresa, mais fácil conseguirá recursos não reembolsáveis ou reembolsáveis com juros subsidiados. "Quando as empresas nos procuram para pedir ajuda sobre inovação percebemos que, na maioria das vezes, elas querem saber como acessar recursos. Nesses diálogos, esclarecemos que quanto mais organizado estiver o processo dentro da empresa, maiores são as chances de ter projetos aprovados", salientou.

Para que o processo de inovação ocorra é necessário desenvolver bons projetos. "Isso parte de uma ideia bem costurada, significa a empresa possuir uma ambiência que favoreça as pessoas darem ideias. Elas irão compor uma relação, sendo que as melhores devem ser priorizadas", relatou Uggioni acrescentando que o IEL contribui com as empresas tanto na organização dos processos internos quanto na elaboração dos projetos para submissão aos órgãos de fomento. "A empresa precisa entender que inovação não é causa, é efeito, é resultado de uma boa gestão".

Entre as fontes de fomento disponíveis estão a Finep, Fapesc, BNDES (Cartão BNDES, Funtec), BRDE (Inovacred e MPME Inovadora), Badesc (Inovacred), Edital Sesi/Senai, Sebrae, editais CNI/EIL NC, CNPq (bolsas), Lei do Bem, Lei de Informática, Inova Talentos/Talento Inovador, Embrapii, Prêmio Nacional de Inovação (PNI).

O IEL é a entidade da Fiesc responsável pela promoção da interação entre indústria e os centros de conhecimento. Tem como foco estratégico atuar para promover, estimular e articular a parceria entre indústrias, instituições de ensino/pesquisa e entidades governamentais, agindo como indutor e executor de projetos. Dessa forma, atua na administração de estágio de alunos universitários nas indústrias, na promoção de eventos, projetos, ações e serviços de apoio às empresas industriais, além do fomento à inovação.






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br