g. florianópolis

Exposição 'M' permanece no Museu do Judiciário até 28 de agosto

'Fiquei extremamente feliz por poder mostrar minha obra neste ambiente, que tem tudo a ver com a defesa da mulher', diz artista

Foto: Divulgação

Um grande encontro vai marcar este mês no Museu do Judiciário Catarinense: a mostra 'M. - Meu Lugar na Sociedade', do artista Gabriel Bonfim, e a campanha Agosto Lilás. Ambas ações tratam da mulher, indo da violência sofrida por ela ao seu empoderamento. A avant-première para os 94 desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aconteceu na tarde desta quarta (7).  

No dia 21, a exposição ganhará a companhia de um grande debate que faz parte do calendário oficial do Agosto Lilás em Florianópolis. O evento, que terá início às 19h, contará com mulheres que são referência na área e participação especial em vídeo da própria Maria da Penha e das mulheres fotografadas para a exposição. A mediação da roda de conversas será feita pela desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora do Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar).

Participarão do debate a advogada Rejane Silva Sánchez, presidente da Comissão Estadual da Mulher da OAB-SC; Luciana Telles Rodrigues Rovaris, assistente social e coordenadora do CREMV (Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência), em Florianópolis; Regina da Silva Suenes, que trabalha na Gerência Estadual de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes e vai abordar a situação das imigrantes que chegam ao nosso país e da violência contra a mulher negra.

"É um orgulho para nós desembargadores que esta exposição esteja no Tribunal de Justiça, pois é um espaço de afirmação de minorias e de pessoas que sofrem outros tipos de violência. A qualidade das fotos está fantástica e destaca a luta das mulheres para se posicionarem na sociedade", avalia o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço.

Depois do sucesso da exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS SC), 'M' fica em Florianópolis para o Agosto Lilás, implementado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher. A campanha foi pensada para dar visibilidade à Lei Maria da Penha e sensibilizar toda a população sobre a importância da prevenção e combate à violência contra às mulheres. Uma série de eventos, palestras e mostras fazem parte das iniciativas que serão realizadas durante todo esse mês para reforçar a mensagem.

"Trazer a exposição 'M' para o Museu do Judiciário tem uma conexão direta com a minha própria formação, pois já fui estudante de Direito. Fiquei extremamente feliz por poder mostrar minha obra neste ambiente, que tem tudo a ver com a defesa da mulher", diz Bonfim.

mais sobre:

Geral




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br