Agro

Epagri/Cepa comemora 45 anos estimulando a competitividade de SC

Foto: Divulgação

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) comemora em outubro 45 anos de fundação. A entidade nasceu em 2 de outubro de 1975, naquela época, com o nome Comissão Estadual de Planejamento Agrícola. Na ocasião, o governo federal criou órgãos em todos os Estados brasileiros com o objetivo de uniformizar os números do setor.

Em 1982, transformou-se em Instituto Cepa/SC, já vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Em 2005, se incorporou à estrutura da Epagri e passou a contar com a capilaridade da Empresa para apoiar os trabalhos de levantamento e de prospecção.

"Epagri/Cepa cumpre uma importante função pública, no sentido de gerar informações fundamentais para a competitividade da agricultura catarinense. Gerar indicadores é diminuir a assimetria informacional. Quem conhece sua realidade não se torna um refém das informações que recebe e consegue competir melhor no mercado", destacou o gerente da instituição, Reney Dorow. 

Atualmente a entidade conta com um quadro fixo de 21 funcionários, a maioria deles engenheiros agrônomos e economistas, que formam o time de analistas da equipe. Para desenvolver seu trabalho, eles contam com informações levantadas pelos dez agentes de mercado que atuam pelo Estado. 

Em nível estadual, a Epagri/Cepa se relaciona diretamente com as grandes instituições representativas da agropecuária: Ocesc, Fecoagro, Faesc, Fetaesc e o setor bancário. Nacionalmente, essa a articulação direta é feita com o IBGE e com a Conab.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br